Nutrir a mente, construir o cérebro: Cola – Descola!
Cola, Descola!
(6 meses – 3 anos)
Como fazer?
Apenas vai precisar de papel autocolante, balões, fitinhas e pompons coloridos, tesoura e “bostik”. Comece por colar uma tira de papel autocolante na parede com a parte colante virada para si (o lado que não adere deve ser colado à parede com “bostik”). Não se esqueça que o painel autocolante deve estar ao nível dos olhos do seu bebé para que ele consiga manuseá-lo com facilidade. Encha seis balões de diferentes cores e cole-os ao painel. Convide o seu bebé a posicionar-se em frente ao painel e a descolar cada um dos balões. Faça o mesmo com os pompons e em seguida com as fitinhas. Seja muito descritivo! Diga ao seu bebé as cores de cada objeto, a sua textura, formato… conte com ele quantos balões e pompons existem… Peça-lhe para dar à mamã o balão azul, a fitinha vermelha… torne a atividade o mais rica possível e parabenize-o sempre que conseguir fazer o que lhe propôs! Acredite, o seu bebé vai adorar este cola-descola!
Esta é uma atividade que se adequa a diferentes níveis de desenvolvimento, tendo objetivos específicos para cada um deles. Em idades inferiores, estimula a visão, o tato, o sistema vestibular (equilíbrio postural enquanto está sentado), a motricidade fina (movimentos de precisão) e as funções cognitivas (aquisição de vocabulário) do bebé. A partir do primeiro ano, para além do referido, estimula o equilíbrio do bebé na vertical (deve incentivá-lo a permanecer de pé enquanto faz a atividade) e a compreensão de instruções simples “dá o balão à mãe”. Dos 2 anos e meio em diante estimula, essencialmente, as funções cognitivas: contagem numérica, vocabulário relativo às cores, opostos – cola/descola, balão maior/balão menor, cola mais para cima/cola mais para baixo – e compreensão de instruções complexas “dá o pompom amarelo à mãe e o pompom azul ao pai.”
Divirta-se enquanto constrói o cérebro do seu bebé!
Quer saber mais acerca do desenvolvimento do cérebro do bebé? Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hBg0rLeDQr8&feature=youtu.be