Nutrir a mente, construir o cérebro: Brincar com gelo
Brincar com gelo
(0 – 7 meses de idade)
Coloque o seu bebé no chão em cima de uma toalha (Tummy time- tempo de barriguinha para baixo) e ofereça um recipiente com dois cubos de gelo e deixe-o explorar: a textura, a temperatura, a forma, enquanto vai verbalizando o que ele está a ver, a sentir e até a saborear, já que também pode deixar o bebé experimentar o sabor do gelo. 🙂
No seu melhor ”bebénhês” verbalize a sensação que o bebé está a ter de frio e molhado. Descreva a situação ao mais ínfimo pormenor que conseguir.
Exemplo; “ Estás com os dedos no gelo? Estás sim! E o gelo é frio, muito frio!”
A seguinte parte é trazer um recipiente com água quente/morna, e encorajar o bebé a colocar lá as mãos, os pés, aquilo que ele quiser…e a fazer movimentos na água.
Da mesma forma que com o gelo, explique no seu melhor ”bebénhês” e com muitas palavras diferentes o que está a acontecer: “Estás a tocar na água?” “A água está quente? Está sim!”
Pode criar outros momentos de
Nutrir a Mente, Construir o Cérebro com gelo, por exemplo acrescentando corante alimentar no gelo, fazendo formas diferentes com o gelo ou até mesmo colocar pom-pons ou pequenos bonecos dentro dos cubos para uma Caça ao tesouro.
O que está a acontecer no cérebro:
O cérebro do bebé precisa de experimentar as mesmas coisas várias vezes para aprender como as coisas funcionam. O cérebro do bebé mantém ligações feitas de experiências repetidas. Com esta atividade está a realizar uma experiência muito rica em sensações novas e diferentes. Ao repetir várias vezes, o seu bebé vai estar a aprender algo novo com cada experiência mas mais do que isso vai estar a aguçar a curiosidade do seu bebé!
E sabia que a estimulação sensorial não é só para bebés? Veja mais aqui
Muitas brincadeiras divertidas com o seu bebé!