Nutrir a mente, construir o cérebro: Abrir um guarda- chuva
Abrir um chapéu de chuva
(0 – 8 meses de idade)
Sabia que o seu bebé é o espectador mais fácil de impressionar?! Pode estar a fazer a atividade diária mais banal como ligar/desligar as luzes, ou pode estar a utilizar um simples guarda-chuva e este transforma-se misteriosamente com um clique leve e um sussurro, passando de um objeto alongado para algo amplo, liso e colorido. Desde que esteja a dirigir toda a sua atenção para o seu bebé qualquer objeto ou qualquer atividade se vai tornar num mundo de magia. Por isso, abra um guarda-chuva à frente dele, teatralizando um pouco, e diga ”abre-te sésamo”.
O que está a acontecer no cérebro:
Torne, para si e para o seu bebé, as atividades diárias menos comuns em brincadeiras que promovem o desenvolvimento e observe o seu bebé a desenvolver as suas competências intelectuais enquanto brinca com objetos reais.
Estas brincadeiras, só por o terem a si como artista principal, são muito mais interessantes do que a televisão ou os tablets, que como não interagem com o bebé, falham numa das condições para que os as conexões entre neurónios se desenvolvam no cérebro do seu bebé: “dar e receber”, a interação (colocar aqui o link para o post que se explica isto) que o cérebro do bebé precisa para aprender.
Aproveite e introduza um pouco da magia (aos olhos do seu bebé) na sua vida enquanto fortalece a sua relação com o seu pequeno espectador.
Sente que quando está a brincar com o seu bebé fica sem ideias sobre o que fazer a seguir? Venha brincar connosco como se fosse um perito em desenvolvimento cerebral, numa sessão de BabySense!