Novos projectos para os Bebés!
Hoje dou-vos conta de uma novidade, há já algum tempo que estou a trabalhar numa coleção de livros para ajudar os mais pequeninos (0 aos 3 anos) a lidarem com os desafios que o seu desenvolvimento lhes traz.
Embora a primeira infância seja um tempo incrivelmente associado à alegria e felicidade, também é muito comum que os bebés e as crianças pequenas lutem por vezes com sentimentos e emoções complexas, ou até mesmo experiências de vida difíceis. Por exemplo, os bebés têm de aprender a lidar com a sua raiva (normal e saudável para o desenvolvimento), têm que enfrentar os medos que vão aparecendo à medida que crescem. Nem todos me visitam nas consultas e nem todos teriam de o fazer, na verdade.?
E cada vez mais, alguns bebés necessitam enfrentar situações difíceis, tais como: o divorcio dos pais, a perda de um ente querido, a mudança casa ou a mudança de educadora, ter de lidar com um novo irmão ou outras tantas mudanças que podem causar confusão e tristeza. Ao contrario do que possamos pensar mesmo os bebés que ainda não falam, estão a observar e a “tirar notas de tudo o que se passa à sua volta, e todos nós queremos que essas observações sejam o mais “almofadadas” possível para não deixar “cicatrizes” no seu desenvolvimento pessoal ?
Os livros podem ser ferramentas poderosas não só para ajudar as crianças pequenas a entenderem esses sentimentos, mas também, para ajudar os pais e os educadores, a apoiar e confortar as crianças enquanto elas lidam com essas experiências.
À medida que vamos lendo estes livros com os nossos filhos, é importante ir observando as reações do bebé ou criança pequena, porque elas certamente irão reagir de forma diferente, uns podem resistir a ler a história e voltar a ela quando se sentirem “prontos”, enquanto outros podem pedir que a repita vezes sem conta, porque a repetição é uma forma de as crianças darem sentido aos seus novos pensamentos acerca das coisas.
Por isso, esta nova coleção, que trata de grandes emoções em corações pequeninos (que por vezes transbordam) vai contar para já com: um leãozinho que tem medo, uma zebra que não quer usar riscas, um hipopótamo com dificuldade em largar os cocós e até um urso a lidar com a perda…importante de que as crianças dêem sentido aos seus pensamentos e sentimentos.
À semelhança do livro “Olívia, a ovelha que não queria dormir”, no final vão aparecer dicas para ajudar os pais a lidarem com estes momentos?
E não se esqueça que atrás de uma criança com problemas, há sempre um adulto em dificuldade!