Momento Aha! da Semana – Porque será que nós apoiamos os bebés na anca esquerda?
6 Setembro, 2017
Já parou para pensar? Há uma razão científica para que isto aconteça: todas as mães têm um braço forte, o que segura o bebé, mas se reparar quase todas nós usamos o lado esquerdo independentemente de ser destra ou não. Até as meninas quando brincam com bonecas mostram esta preferencia interessante, não é?!

As mães (entre 70 e 85%), provavelmente preferem segurar o bebé do lado esquerdo, porque precisam de mão direita livre, já que a maioria das pessoas é destra, mas há mais: a nossa preferência pelo lado esquerdo tem a ver com a forma como nossos cérebros enviam sinais. O lado direito do cérebro recebe sinais do lado esquerdo de nossos corpos, e o lado direito do cérebro é a parte que controla nosso foco, nossa capacidade de ler os sinais sociais e desenvolver as relações com os outros. Ou seja, se mantivermos os bebés à esquerda, estamos a ajudar nosso cérebro direito a fortalecer esse vínculo maternal ao poder observar nossos filhos no lado correto. Fantástico, não é??
Curiosamente parece que também os bebés preferem o lado esquerdo das suas mães, e a ciência também explica isso. Se reparar esta posição, mantém o bebé mais próximo do seu coração, o que tem um efeito calmante e ajuda a regular os batimentos cardíacos do bebé. Além disso, se segurar o seu bebé do lado esquerdo, o ouvido direito dele fica perto da sua boca e o lado esquerdo do cérebro que interpreta os sinais do lado direito do corpo é também responsável pela construção de linguagem. UAU!?