Melhores alimentos para cada etapa
Para iniciar a prova de sabores, selecione aqueles que recomendo de seguida. Lembre-se que não tem de iniciar com um cereal e, em vez disso, pode optar pelo abacate ou pela banana.?
Esta é a minha experiência, como já disse anteriormente, a minha especialidade é psicologia não nutrição, mas quando foi a vez da minha bebé, as sugestões que recebi não me agradaram e por isso fui investigar (é um bichinho que eu tenho), porque para além da alimentação inicial e a forma como ela decorre ter grande influência em alterações do comportamento alimentar que observamos mais tarde em adolescentes e adultos, ela também tem um impacto enorme na forma como todos os sistemas do bebé se desenvolvem no primeiro anos de vida nomeadamente imunológico e cerebral, pelo que entendem que não queria deixar nada ao acaso com a minha pequenina.
Dito isto, aqui segue a minha experiência de laboratório e prática lá em casa.?
Primeiros alimentos para introdução:
Cereais: O arroz integral e a aveia são os menos alergénicos. Se o seu bebé tiver menos de 6 meses de idade pode, em vez de lhe oferecer aveia, optar pela aveia sem glúten por uma questão de precaução.
Frutas: O abacate a e banana podem ser oferecidos em cru, muito bem esmagadinhos até obter um creme muito macio. Já a maçã e a pera devem ser cozidas em pouca água ou a vapor para conservarem todas as suas propriedades e para não provocarem problemas de digestão.
Vegetais: A abóbora manteiga (ainda hoje é a minha preferida para a sopa) e o feijão-verde devem ser sempre cozinhados até que o bebé tenha pelo menos 12 meses de idade ou até o bebé ser capaz de mastigar suficiente bem, para evitar que o bebé se engasgue ou sufoque.
Se seu bebé se afasta de um determinado alimento, não insista! Por favor não insista!?
A alimentação tem que ser associada a algo que dê prazer, não a algo que gere angustia, stress (nomeadamente, os pais à volta do bebé), ou qualquer sensação desagradável. Deixe passar uma semana e tente novamente.?
Pode ser que o seu bebé nunca venha a gostar de maçãs, ou pode ser que umas vezes goste e outras não e no final acabe por apreciá-las. Demora cerca de 10 a 15 vezes para o bebé decidir se efetivamente gosta ou não daquele sabor, por isso não desista logo nas primeiras tentativas.
Não se surpreenda com a mudança de cor, consistência e odor das fezes do seu bebé enquanto vai introduzindo novos alimentos, mesmo que ele esteja a comer pequenas quantidades. Se as fezes se tornarem demasiado secas (arroz, banana, maçã podem contribuir para a obstipação) mude para outros frutos e vegetais juntamente com aveia (sem glúten).
Os melhores alimentos para iniciar:
Frutas |
Vegetais |
Cereais |
Proteínas |
Lacticínios |
Abacate, Maçãs, Bananas, Peras |
Abóbora manteiga, Batata Doce, |
Arroz integral, Aveia (sem glúten) |
Não |
Não |
Existem certos alimentos que você ainda não deve dar o seu bebé. Mel, por exemplo, pode causar botulismo em bebés com menos de um ano de idade.