HealthFlex
×
  • Home
  • Serviços
    • Consultas de Psicologia
    • Sono
  • WeDoCare
    • Responsabilidade Social
  • Sobre Nós
    • Quem somos
    • Contactos
  • Loja
  • Academia
    • Cursos
    • Workshops e Webinars
    • Para imprimir
    • Podcast
    • Youtube
    • Livros
    • Blog
  • Minha conta
  • 🛒

Mas porque é que ele não me ouve?!?

Mas porque é que ele não me ouve?!?
3 Maio, 2022
Uma das coisas com que nós, pais, temos que nos confrontar a dada altura do desenvolvimento dos nossos filhos, é o facto de eles parecer que fazem “ouvidos moucos” quando estamos a falar com eles. Por alguma razão desconhecida parece que quando os nossos filhos começam a falar, nós “esperamos” que também nos comecem a ouvir, coisa que quando não acontece nos deixa IRRITADÍSSIMOS!!!!
Na realidade eles são como  nós – nem sempre ouvem. Mas eles precisam de nós para ensiná-los a prestar atenção. No entanto, o  que acontece com frequência é que os pais dizem algo dez vezes e  depois começam a contagem decrescente que os leva ao castigo…
No entanto, isto não ensina a criança a ouvir – ensina que ela  pode ignorar os pais nas primeiras  vezes em que dizem algo e só prestar atenção quando sabe que estão prestes a perder a cabeça!
Por isso, comecemos por falar acerca do que na realidade podemos esperar dos nossos filhos, no que diz respeito às suas capacidades de nos escutarem.
Vejamos o que se passa dentro da sua cabecinha: embora por volta dos 3 anos de idade grande parte do cérebro da criança já se encontre desenvolvida, existe uma área muito importante que só nesta altura iniciou a sua maturação – já aqui vos falei várias vezes do córtex pré-frontal, o comandante de todo o cérebro e uma das últimas partes a começar a maturar. Isto acontece por dois processos importantes no desenvolvimento cerebral: o processo de  mielinização e o processo de poda neuronal.

Explicando cada um deles…

A mielinização é o processo pelo qual a barreira de mielina cobre os neurónios, tal e qual a camada isoladora de plástico de um fio elétrico, para acelerar o processamento no cérebro (que começa no nascimento). Este processo não estará completo até ao final da adolescência.
Nos primeiros anos de vida novas conexões são formadas a cada segundo e são desenvolvidos padrões neuronais em resposta ao ambiente. Quanto mais uma determinada conexão é usada, mais mielina (substância que protege os neurónios) vai tendo, fazendo com que os sinais elétricos circulem com mais rapidez e eficácia. As conexões usadas regularmente tornam-se mais fortes e mais complexas, mas as que não são utilizadas são eliminadas através de um processo chamado de poda neuronal. E vejam só, a área cerebral onde ela acontece em último lugar: na área do córtex pré-frontal!
Já percebeu agora porque é que o seu filho nem sempre parece ouvi-la(o) ou querer responder de acordo?
Ser pequenino não é fácil, especialmente quando os “grandes” esperam respostas de “grandes”!

Então, o que podemos fazer?

Embora existam razões neurológicas que explicam o facto de uma criança não responder imediatamente, saiba que há muitas coisas que os pais podem fazer para a ajudar.

Olhe para o seu filho. 

Olhar nos olhos é uma das maiores ferramentas que podemos usar com as crianças para que elas entendam que queremos que nos escutem e o que queremos delas. Isto é particularmente essencial quando se trata de algo importante e para além de lhe transmitir que queremos que esteja focado no que estamos a dizer, estamos também a transmitir um excelente mensagem: a de que estamos focados só neles!!!

Esteja disponível para analisar o seu próprio comportamento.

Pense um pouco:  quer que o seu filho a(o) ouça ou que lhe obedeça?!
Muitas vezes ouço-me a mim mesma e a outros pais a dizer “Pára com isso, por favor!” quando não gostamos do que eles estão a fazer. Eu própria faço isso quando a minha filha dá uma de Maria Callas e quase me rebenta os tímpanos… mas na verdade o que lhe estou a pedir (apesar de parecer simples e fácil) é uma das coisas mais difíceis para um cérebro que não tem um córtex pré-frontal desenvolvido fazer!
Se quer que o comportamento do seu filho seja de parar o que está a fazer (por exemplo pintar) ele vai precisar da sua ajuda.  Uma das melhores maneiras de ajudar é redirecionar a ação.
Provavelmente está absorvido na tarefa e ouvir  “Pára com isso!” não vai fazer com que ele páre porque é como se ele estivesse num processo, que tem que continuar.
Em vez disso, vá ter com ele,  reconheça a sua “veia de artista” (nova competência que está a desenvolver) e tente algo parecido com isto: “Uau – Gostas de pintar!”. Em seguida, redirecione-o para outro local onde seja permitido pintar. Isto não apenas muda o comportamento, mas também ensina qual o  comportamento apropriado que quer que o seu filho tenha da próxima vez que ele tiver vontade de ser criativo.

Clementina Almeida

Conheça a Mentora do Projeto!

Artigos Recentes

  • Oh não! O meu bebé está na regressão dos 8 meses

    Na semana passada, estava a gabar-se aos seus amigos e...

  • Vamos falar de emoções?

    Como se sente ao falar das suas emoções? Consegue identificá-las...

  • Devemos elogiar os nossos filhos? Saiba aqui

    Aparentemente parece uma questão de fácil resposta, mas na verdade...

  • Os significados do choro do bebé

    O choro pode ter vários significados, dependendo se em “si...

  • O que ensina o castigo?

    Os castigos não ensinam nada de positivo. Nem os castigos,...

Entre em Contacto Connosco!

[contact-form-7 id="110"]

Categorias

  • Alimentação
  • Amamentação
  • Atividades
  • Birras
  • Choro
  • Cólicas
  • Colo
  • Comportamento
  • Desenvolvimento
  • Desfralde
  • Dicas
  • Gravidez
  • Notícia
  • Parentalidade
  • Perdas
  • Receitas
  • Regressões
  • Sono

Request Appointment

[contact-form-7 id="110"]

Somos Especialistas em Bebés!

Porto - 220120770 | 933 171 040

Porto - geral@forbabiesbrain.com

Porto - Rua das Antas 362, 4350-041

Search

Subscreva a nossa Newsletter

[contact-form-7 id="7079"]
© Copyright ForBabiesBrain | 2022 - All rights reserved
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.Ok