Mas afinal, o que é a regressão dos 4 meses?
Eis senão quando bate de frente com a “regressão do quarto mês”: o seu bebé, que estava a dormir tão bem, parece ter regredido e agora está a acordar de hora a hora… bah!!! Para além de achar o seu bebé mais irritado e instável, quando pega nele ao colo para o acalmar, parece que a situação ainda piora e não consegue acalmá-lo de forma nenhuma.
Esta fase no sono é difícil para os pais e pode, por vezes, parecer que voltou a ter em mãos um recém-nascido, especialmente se o seu bebé dormia durante a noite e fazia boas sestas. Isto pode levar a pensamentos negativos, a colocar-se em causa como mãe/pai: O que é que eu não estou a fazer bem? Não consigo perceber o meu bebé… Onde errei?
Provavelmente vai voltar a questionar-se, mas se conseguir perceber o ponto de vista do bebé (não que as noites melhorem!), as coisas passam a fazer mais sentido e, assim, conseguimos lidar melhor com elas. Não desespere! Em média, aos 3 meses de idade, os bebés ainda acordam 2,7 vezes por noite e, para piorar, perto dos 6 meses, a média de despertar noturnos é cerca de 3,1 vezes.
Porque é que os bebés dos 4 aos 6 meses começam a ter este padrão de sono tão instável? Na verdade, mais uma vez podemos agradecer ao seu desenvolvimento cerebral, e para melhorar o seu estado de confiança, sente-se, beba um chá e pense que o seu bebé só está a dar sinais de ser normal e muito inteligente – talvez isto ajude a passar esta fase!
Quando um bebé nasce, o sono tem ainda um padrão imaturo e, regra geral, bem básico, ou seja, um bebé saudável vai acordar se estiver com fome, se precisar de mudar a fralda ou se o seu cérebro não precisar de mais tempo de sono. À medida que o seu cérebro se desenvolve, por volta dos 4 meses de idade, ocorre uma progressão no comportamento neurológico do sono do bebé, e este torna-se mais dinâmico e semelhante ao nosso, porque passa a ter, de forma mais visível, diferentes estados organizados em ciclos.
Aquilo a que chamamos a regressão do quarto mês não é mais do que, pasmem-se, a progressão do quarto mês, uma vez que à medida que o bebé se vai desenvolvendo, o seu sono também evolui e ele vai deixar de ter um sono que se caracteriza por um estado mais constante para um padrão de sono mais dinâmico, que envolve as várias fases de sono (sono REM e NREM) e os chamados despertares – só para me certificar de que está tudo como dantes –, uma espécie de verificação das condições.
Como o bebé se torna mais previsível relativamente ao seu padrão de sono, uma boa solução nesta altura é adequar o seu próprio dia aos padrões do bebé, em vez de tentar estabelecer horários rígidos que não respeitem o ritmo natural da criança e, ainda por cima, a deixarão, com certeza, mais ansiosa e frustrada.
Estas mudanças designam-se por regressões. Embora isto explique que algo se passa com o seu bebé, há uma tendência para atribuir um tom negativo a uma situação que faz parte natural do desenvolvimento.
Portanto, quando o seu bebé passar a acordar mais frequentemente, geralmente significa que ele se encontra perto de alcançar uma das suas etapas de desenvolvimento; ele não está a regredir, ele está a progredir!
Se no quarto trimestre tentamos reproduzir o ambiente do útero, por esta altura tenta-se, gradual e lentamente, sair desse ambiente uterino, onde o bebé se sente mais confortável. Para isso, o ideal é manter a estimulação reduzida na hora de dormir.
Quer saber mais acerca deste tema? Veja o nosso vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=N6Lzs7uue64