Manter a tradição em família
A Páscoa é um momento festivo que já existia muito antes de Cristo. Já na Antiguidade era comemorada por todo o mundo, seja com atividades de carácter religioso ou só mesmo recreativo. É uma festa que celebra a esperança e, por isso, em muitos locais as comemorações associam-se ao fim do Inverno e ao início da Primavera.
Claro que para os mais pequenos significa coelhos, que são o símbolo de fertilidade e de muitos ovinhos (símbolo do nascimento), em forma de docinhos e brincadeiras.
Por isso a Páscoa é, para as crianças, um momento de fantasia e imaginação, e vivenciar este momento com os pais e sua demais família, torna-o ainda mais significativo!
Todas as tradições associadas à época mantêm o clima de reunião familiar e reforçam toda a criatividade dos mais pequenos!
Brincadeiras para manter a tradição
Preparar o ninho para a chegada do coelho
Nos dias anteriores é preciso preparar o ninho para o coelho aparecer… no quintal na varanda, ervinha, areia, pedaços de cenoura, o limite é a imaginação! E pode ser que, no entretanto, ele até vá aparecendo para deixar alguns docinhos. Para deixar a coisa mais real pode simular as pegadas do coelho com farinha ou pó de talco.
Pintura de ovos
Antigamente as famílias reuniam-se para pintarem ovos que mais tarde ofereciam às visitas que recebiam. Esta é uma atividade para toda a família.
Caça aos Ovos
Esta, em particular cá em casa, mantemos o ano inteiro, escondemos os ovos e vamos todos ver quem encontra mais! Dentro dos ovos, nesta fase estão guloseimas, mas também se podem encontrar mensagens ou ações que temos que realizar… o problema é que às vezes os cães também participam na caçada e lá se vão alguns ovinhos!!
Jogo do ovo na colher
Ora aqui está outo jogo divertido, uma vez que quem chegar mais depressa à linha com o ovo cozido na colher (ou numa cestinha para os mais pequeninos) ganha!!
Feliz Páscoa para todos nós!