Maneiras simples de aumentar a auto-estima dos pequeninos
Os nossos filhos dependem e confiam de nós para as guiarmos neste mundo que ainda é tão desconhecido para eles. Por isso mesmo, os seus pequeninos olhos estão sempre a observar-nos e a levar muito a sério tudo aquilo que dizemos/fazemos. Assim, todas as nossas ações terão um impacto brutal na pessoa adulta em que elas se irão tornar. As crianças com auto-estima mais elevada sentem-se amadas e competentes e tornam-se ao longo da sua vida, para adultos mais felizes e produtivos.
Para ajudar a construir a auto-imagem do seu filho à medida que ele cresce, considera estas dicas:
De-lhe sempre opções para que ele possa escolher
Dentro de um conjunto razoável de “escolhas”, ou seja dentro daquilo que nós queremos que a criança faça, existe sempre a possibilidade de ela participar na decisão escolhendo pequenas partes. Isto promove na criança uma sensação de mestria (de ser capaz) e torna-as mais confiantes sobre as suas decisões.
Exemplo: Ao pequeno almoço, pode dar-lhe a opção da criança escolher entre comer uma torrada ou leite com cereais. Aprender a fazer escolhas simples enquanto ele é ainda muito pequenino, vai prepara-lo para fazer escolhas mais difíceis no futuro, à medida que cresce.
Não faça tudo por ele
Seja paciente, e deixe o seu filho resolver os seus “problemas” por si mesmo. Mesmo que isso, pareça que vai demorar uma eteeeeernidade, e no entretanto dava tempo para você fazer mais umas coisitas, acredite que este tempo de espera será um excelente investimento no futuro.
Exemplo: Pode ser mais fácil e mais rápido vestir a criança em dias de aulas (Idade Pré-escolar), mais deixar a criança fazer as sua tarefas sozinha, vai ajudar-la a desenvolver novas habilidades e competências. Ou seja quanto mais desafios novos a criança enfrentar e superar, melhor será a sua auto-estima.
Atribuir tarefas domésticas apropriadas à idade: Ao atribuir pequenas tarefas às crianças, vai-lhe conferir um maior sentido de responsabilidade ao tentar executa-las. Claro que estamos a falar de tarefas simples como: levantar a mesa, levar a trela do cão quando o for passear, dobrar a roupa, etc. As crianças ao realizarem estas tarefas, vão sentir-se mais competentes, para além de reforçar as suas habilidades de resolução de problemas.
Incentive o seu filho a perseguir os seus interesses
Outra maneira infalível de aumentar a confiança nas crianças é encorajá-las a assumir tarefas nas quais eles demonstram interesse e, em seguida, garantir que as levem até ao fim, sem desistir. Não importa qual seja a tarefa – pode ser qualquer coisa, desde ir nadar, jogar futebol ou andar de bicicleta.
Nunca fazer comparações
Não esquecer de apreciar a individualidade, e as diferenças dos mais pequeninos, o importante é sempre dar reforço positivo. Olhemos para nós, Ninguém é perfeito. Por isso o segredo é, ser mais compreensivo com as dificuldades que a criança possa demonstrar.
Passar tempo de qualidade com a criança: Tentar agentar um horário de atividades para realizar com o teu filho pelo menos uma vez por semana. Ou seja ao passar mais tempo com o pequenito, seja para irem dar um passeio de bicicleta ou irem ao cinema juntos, é uma ótima oportunidade para falar sobre como foi a semana, ou para contar “segredos”, isso vai ajudar a consolidar o vínculo entre ambos.
Certifique-se que os objetivos do seu filho possam ser alcancados, ou seja num nível adequado à sua capacidade … E lembra-se sempre de deixar bem claro que o seu amor é incondicional, nos bons e nos maus momentos.
O factor chave no futuro do seu filho é… você! Por isso, tente proporcionar-lhe as oportunidades certas para o seu sucesso.