Malditas cólicas!
Malditas cólicas! Esta é uma expressão que ouço muitas vezes em consulta e que muito preocupa os pais.
De facto, quando o bebé tem cólicas chora de forma incontrolável e persistente sem que por vezes compreendamos aquilo que está realmente a acontecer.
Na verdade, só podemos falar verdadeiramente em cólicas quando o choro acontece por mais de 3 horas seguidas, mais de 3 vezes por semana, durante mais de 3 semanas seguidas.
Na maioria dos casos, as cólicas aparecem quando o bebé tem cerca de 2 ou 3 semanas de idade e podem durar até aos 3 a 5 meses. Esta realidade verifica-se em aproximadamente 15 a 20% dos bebés. No caso dos prematuros, podem surgir cerca de 2 a 3 semanas após a data prevista para o parto, com um pico por volta das 6 semanas.
Já aqui vos expliquei quais as principais razões para as cólicas dos bebés mas, sei bem que, por vezes é difícil identificar a razão de tanto choro!
Vai perceber, com o tempo, que este choro de cólicas é diferente do choro de fome, de fralda molhada ou cansaço porque o seu bebé chora sem parar e nada parece conseguir acalmá-lo… Regra geral, as cólicas aparecem no final da tarde e à noite.
Para ter a certeza de que o seu bebé está com cólicas, aqui ficam alguns dos principais sinais:
- Normalmente o bebé tem crises de choro inconsolável e intenso, tornando a tarefa de o acalmar muito complexa.
- Encolhe as pernas e arqueia o tronco e pescoço para trás
- Pode ter o abdómen inchado.
- Por vezes arrota, apresenta refluxo ou solta gazes.
- O bebé fica muito agitado.
- Tem dificuldades em tolerar qualquer tipo de estimulação, mesmo que seja para o distrair ou acalmar.
É difícil para os pais lidarem com esta situação, porém a boa notícia é que se trata de uma condição temporária, não é sinal de que o bebé esteja doente!
E, de certeza, vai melhorar em breve. Acreditem! Sou especialista em Bebés… 🙂