Jardim ZEN para os mais pequeninos
Hoje partilho convosco uma atividade de estimulação sensorial que experimentei com a minha pequenota: o Jardim ZEN.
Muito útil para quando as crianças estão um pouco sobrecarregadas e por isso com mais tendência a fazer birras. Basicamente consiste em fazer um Jardim Japonês utilizado na meditação e no relaxamento, mas adaptado aos mais pequeninos.
Usei estes ingredientes
- 4 frascos de sal refinado
- corante alimentar vermelho
- purpurinas douradas
- óleo essencial de alfazema
- 1 saco de plástico com zip para misturar os ingredientes
- 1 recipiente para montar o Jardim
Modo de preparo:
Verter o sal para o saco plástico, juntar umas gotas de corante, fechar o saco e misturar bem (se precisar, juntar mais corante para uma cor mais forte) depois acrescentar as purpurinas e misturar novamente. Por fim, adicionar umas gotas de óleo essencial de alfazema.
Depois de tudo bem misturado é só espalhar sobre o tabuleiro. As crianças podem simplesmente mexer e remexer com as mãos uma vez que este Jardim ZEN fica com uma textura super-hiper-macia, que dá vontade de continuar a mexer. Com os ancinhos podemos fazer movimentos em circulo ou ondulantes que libertam a mente e têm a capacidade de acalmar.
Podem adicionar ancinhos, bonecos e outros adereços que os mais pequeninos gostem e claro e cheirinho suave a alfazema que ele vai libertando á medida que se mexe, vai, com certeza, ajudar a que este momento seja ainda mais relaxante!
No final podemos voltar a colocar no saco, para a próxima utilização.
Para além de ser super útil em casa como ferramenta Zen a ter á mão, eu recomendaria vivamente que todos os Jardins de Infância tivessem um (talvez um pouco maior) para servir de alternativa aos humilhantes castigos de ter de ir para a sala dos mais bebés, quando se calhar na maior parte das vezes, um momento para se acalmarem com a ferramenta certa seria muito mais positivo e adequado ás dificuldades que uma criança está a passar quando se está “a portar mal”.
Espero que por aí resulte tão bem como cá por casa!