Importância do contacto pele com pele
Na primeira Consulta de Psicologia Pediátrica de Rotina, recolhemos a história toda dos nossos pequenos pacientes, e como tal recuamos até mesmo antes da gravidez! Uma parte importante dessa informação é saber como correu o parto e se fizeram contacto pele com pele logo à nascença.
O contacto pele a pele ou pele com pele implica colocar o bebé despido sobre o peito ou abdómen da mãe (ou pai) logo após o nascimento, em posição “barriga com barriga, pele com pele”. É algo que pode e deve ser feito logo a seguir ao nascimento, desde que se cumpram alguns requisitos de segurança: o bebé nascer saudável, de termo e demonstrar uma boa adaptação ao meio extrauterino.
Este estímulo sensorial logo à nascença é muito importante para o bebé pois mantém a temperatura constante, estabiliza a frequência cardíaca e a glicémia, o que ajuda na adaptação do corpo ao novo mundo. Quando colocado na mãe, o bebé sente o seu cheiro, o seu calor e procura ativamente a mama, provocando o seu reflexo de busca, o que promove a amamentação na primeira hora de vida.
Na mãe, esse contacto diminui o stress e a dor, aumenta a libertação de leite e estimula a contração uterina, conduzindo à expulsão da placenta, diminuindo as perdas sanguíneas seguintes ao parto.
Com o passar dos dias, este procedimento deve ser mantido, uma vez que traz inúmeros benefícios ao bebé, tais como maturar o sistema digestivo, reduzir o choro, melhorar o sono, promover o ganho de peso, aumentar a imunidade e acelerar o desenvolvimento do cérebro
Mas não é só ao seu bebé que faz bem! Este contacto pele com pele liberta oxitocina no cérebro dos pais, aumentando a sensação de bem-estar, diminuindo os níveis de stress e ansiedade e fortalecendo a relação.
Aqui ficam algumas dicas para ajudar a realizar do contacto pele com pele com maior segurança:
– Tome banho de chuveiro com seu bebé. Certifique-se que a água não cai diretamente no seu bebé e tenha toalhas já quentes para quando saírem da banheira.
– Aqueça o ambiente, dispa-se e dê um longo abraço ou colinho com o seu bebé nu.
– Faça massagens no seu bebé. Use um creme ou óleo muito cheiroso. Ao início, pode sentir que o seu bebé pode ser mais resiste, pelo que aconselhamos a começar pelas partes inferiores.
– Experimente durante a alimentação. Apenas com uma fralda e um cobertor pelos ombros do bebé para ele não arrefecer, alimente o seu bebé sem roupa (camisa ou camisola).
– Durante o tummy time. Deite o seu bebé sobre o seu peito e sem roupa. Irá ver que esta tarefa às vezes tão árdua fica facilitada por este contacto.
Aproveite muito o seu bebé!
A equipa ForBabiesBrain by Clementina
Revisão: Prof. Drª Clementina Almeida | Psicóloga Clínica