Falar acerca da perda de alguém aos mais pequeninos
Falar sobre a perda
Como pais, a nossa maior preocupação é sempre o melhor para os nossos filhos. Como tal, queremos sempre vê-los felizes e vamos tentar protegê-los ao máximo de todas as situações desagradáveis da vida. Mas nem sempre isto está ao nosso alcance…
A morte é muito difícil de perceber e aceitar, mesmo para nós, adultos, e é ainda mais para as crianças pequenas. Por isso é tão complicado explicar-lhes o que se está a passar. Mesmo sendo pequeninos, têm sentimentos e como nos estão sempre a observar, não compensa tentar esconder a situação ou deixá-los por sua conta e risco a tentar interpretar o que se passou.
Para além disso, também eles precisam de fazer o luto de acordo com as suas capacidades.
Quando alguém morre
Quando alguém próximo de uma criança morre, como um avô ou um animal de estimação, ela facilmente percebe que alguma coisa mudou. Normalmente, a tendência é ficar um pouco confusa com esses novos sentimentos com que se confronta, o que muitas vezes pode “ver-se” nos pequenos sinais que nos vai dando: começar a portar-se mal ou exigir mais atenção da nossa parte.
Explicar o que aconteceu
Conclusão
Lembre-se que as crianças, tal como os adultos, precisam de tempo para fazer o luto e lidarem com a perda.
Se sentir que precisa de uma ajuda extra, pode ler-lhe a história do “Pipo, o urso que não queria ficar sozinho”, ou marcar uma Consulta S.O.S -Perdas
Estamos cá para ajudar!