Na minha atividade em clínica são muitos os recursos que uso para ajudar alguns bebés e crianças a ultrapassarem “dificuldades temporárias”, que agora partilho aqui convosco.

Como mãe, não me farto de pesquisar e usar diferentes meios para desenvolver atividades interessantes com a minha filha, em momentos de conexão únicos.

Partilho consigo algumas dessas atividades, que espero que goste!

Nunca passámos tanto tempo em casa como agora e há que tirar o maior partido isso. Nesta página encontrará vários recursos úteis para fazer download e imprimir, que vão desde atividades de desenvolvimento segundo as diferentes idades até cartões de conexão para toda a família. Estes conteúdos de fácil impressão são excelentes ferramentas que os pais podem usar para se divertirem com os seus filhos, ao mesmo tempo que constroem os seus cérebros!

Cartões de Conexão

A forma como comunicamos com os nossos filhos pode ter um impacto profundo na sua personalidade, na sua autoestima e na nossa relação com eles. Uma das ferramentas poderosas para melhorar a comunicação e a conexão com eles é focarmo-nos na forma como respondemos às suas palavras e ações. Que tal começar a treinar diariamente com estes cartões de conexão, com 30 atividades para nutrir um relacionamento saudável? 
Sugestão: imprima em formato A6 e recorte.

Imagens de Alto Contraste (E-book)

Quando nasce o bebé tem + de 100 mil milhões de neurónios, o que representa o mesmo numero de estrelas que existe na via láctea. E estes neurónios comunicam entre si a uma velocidade alucinante de 1 milhão de sinapses por segundo. Nunca, em mais nenhum momento da vida daquele ser humano isto acontecerá.

85% do desenvolvimento cerebral acontece até aos 3 anos de idade. E neste momento os neurónios e as conexões neuronais menos utilizadas desaparecerão, num processo denominado de poda neural.

A única forma que temos de impedir que isto aconteça é usando-os! Como?

Através de experiências sensoriais. Quando mais experiências diversificadas dermos aos nossos bebés, mais o seu cérebro será estimulado, e mais ele se irá desenvolver.

Este e-book de alto contraste é uma ótima forma de brincar com o seu bebé nos primeiros meses enquanto o ajuda a desenvolver o seu cérebro, nesta fase tão importante da sua vida.

Melhor ainda, é que estes cartões podem ser usados em diferentes brincadeiras com o seu bebé.

Guia de Milestones no 1º Ano

Os marcos de desenvolvimento oferecem pistas importantes sobre a saúde do desenvolvimento de uma criança. Alcançar marcos nas idades normais mostra que a criança está a desenvolver-se conforme o esperado.

Não atingir marcos ou alcançá-los muito mais tarde do que crianças da mesma idade pode ser a primeira indicação de que uma criança pode ter um atraso de desenvolvimento.

Aqui encontrará os principais marcos de desenvolvimento (milestones) no primeiro ano para que possa estar atento ao desenvolvimento do seu bebé.

Ler para o bebé (E-book)

Os primeiros seis anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento cerebral. Este dá-se através da estimulação e de novas experiências, que resultam no desenvolvimento de novas conexões entre as células (neurónios).

Ler para as crianças, incluindo, por exemplo, na sua rotina antes de dormir,  é uma forma dos pais garantirem que influenciam positivamente esse processo de desenvolvimento cerebral. Já várias vezes partilhei convosco o quão importante é lermos para os nossos filhos e quanto mais cedo melhor.

Mas o que devem conter estes livros? E quais são os livros mais indicados para cada faixa etária? São as respostas que vai encontrar neste e-book.

 

Atividades para o 1º Ano do bebé (E-book)

O cérebro do bebé desenvolve-se a um ritmo alucinante no primeiro ano de vida, mas está dependente da estimulação. Deixamos aqui um conjunto de atividades que pode desenvolver com o seu bebé enquanto constrói o seu cérebro.

Kit de sobrevivência ao confinamento

O primeiro confinamento foi difícil mas, para muitos de nós, permitiu-nos prepararmo-nos para a eventualidade de um segundo. Contudo, para outros, este ano está a ser uma montanha russa de emoções e o segundo confinamento parece que vai correr ainda pior. Confinar, e ainda por cima com crianças, é uma tarefa muito árdua. Por isso, deixamos aqui um KIT DE SOBREVIVÊNCIA para si e para os seus filhotes.

Dado da autoestima

A autoestima é um tema importante para discutir com crianças de todas as idades. As crianças estão a crescer num mundo que dá grande ênfase a coisas superficiais, por isso precisam estar cientes da importância de se amarem e ter uma autoestima positiva. Autoestima define-se pelo valor que nos damos a nós próprios. As crianças com uma autoestima saudável geralmente dão-se bem na escola e têm relações positivas com os outros. Uma forma divertida de fazer as crianças falarem e pensarem sobre a sua autoestima é por meio de atividades práticas.

Esta atividade pede-se às crianças que joguem um dado e então completem a frase em que o dado cai. O objetivo é fazer com que as crianças pensem nas coisas em que são boas e também nas coisas de que gostam em si mesmas.

Cocas da autoestima

A autoestima é um tema importante para discutir com crianças de todas as idades. As crianças estão a crescer num mundo que dá grande ênfase a coisas superficiais, por isso precisam estar cientes da importância de se amarem e ter uma autoestima positiva. Autoestima define-se pelo valor que nos damos a nós próprios. As crianças com uma autoestima saudável geralmente dão-se bem na escola e têm relações positivas com os outros. Uma forma divertida de fazer as crianças falarem e pensarem sobre a sua autoestima é por meio de atividades práticas.

Uma ótima maneira de passar um bom bocado com as crianças é a fazer origamis, pois ajuda a desenvolver a capacidade de concentração infantil e, ao mesmo tempo, as habilidades manuais. De entre as inúmeras figuras de papel que se podem fazer utilizando esta técnica, uma das mais populares é a do “quantos queres” de papel, jogo com que todos brincámos alguma vez em crianças. Esta é uma figura fácil de realizar e que pode elaborar com a ajuda dos seus filhos, ao mesmo tempo que promove a sua autoestima.