Estimule o pensamento do seu bebé
Já reparou como os bebés gostam de colocar tudo na boca, certo? Isso faz com que estejamos sempre vigilantes a olhar para eles, mas permite-nos também olhar para o que se passa dentro do seu fascinante cérebro. Como?
Ao usar seus sentidos – a visão, o toque, a audição, o olfato e o paladar – os bebés e as crianças pequenas exploram e aprendem acerca do mundo que as rodeia. E essa curiosidade de cientista do bebé é a nossa oportunidade enquanto pais de garantir que o seu cérebro se desenvolve e garantir as aprendizagens futuras.?
Mesmo antes do nascimento, os bebés estão a coletar dados acerca do mundo ao seu redor. A ciência hoje explica que os bebés mesmo no útero reconhecem a voz de sua mãe, e muitos reconhecem sons e padrões de fala mais escutados. E depois de nascerem, os bebés usam todos os seus sentidos para catalogar o que aprendem e para desenvolver suas habilidades de pensamento. É durante este período que a estimulação sensorial (experiências diversificadas que encorajam o uso de todos os sentidos) se torna crucial para a aprendizagem posterior. Como muitas vezes digo, as dificuldades de aprendizagem não começam na escola primária, começam aqui!?
Explicando melhor, os bebés aprendem a reconhecer as músicas que ouvem dos pais e, eventualmente, aprendem a cantar; ou quando descrevemos as formas que estamos a mostrar ao bebé num livro a preto e branco, ele expande o seu vocabulário; ou mesmo quando descrevemos a textura de uma lixa ou de um lenço de seda estimulamos o sua pele contribuímos para que, quer em termos de vocabulário, quer em termos de sensação, mais tarde a criança possa descrever melhor o que sente. Está tudo ligado!!
Os pais podem e devem usar os momentos do dia-a-dia para estimular a exploração do mundo dos seus pequenos cientistas.?