Escrever nas paredes é importante.
Já reparou que as primeiras obras de arte das crianças costumam ser em paredes? Pois, não é só porque está ali à mão um espaço em branco tão grande que merece uma decoração…já reparou também que de uma forma geral todas as crianças acham imensa piada a escrever em quadros? Estas são atividades que devem ser incentivadas e que serão importantes tanto para o seu desenvolvimento geral como, posteriormente, para o desenvolvimento da escrita.
Confira as razões:
- Fortalece os músculos do braço pela utilização de grandes movimentos, que desenvolve os músculos do braço até às mãos.
- A mão sai favorecida uma vez que trabalha “contra” a gravidade ao desenhar.
- Fortalece a coordenação bilateral. Talvez nunca tenha pensado nisto, mas já reparou como precisamos usar as duas mãos para escrever na horizontal (uma para agarrar o papel e a outra para escrever), isto requer muita coordenação.
O facto de a criança ter de cruzar a linha média do seu corpo com a mão dominante para chegar a todos os espaços, ajuda no estabelecimento da mão dominante!
Escrever sobre uma superfície vertical coloca, naturalmente, o punho numa posição distendida que favorece a estabilidade da mão para melhor controlo do giz e lápis.
Na escrita vertical a tarefa está muito próxima dos olhos da criança. Isso ajuda as crianças com maior dificuldade em manter a atenção visual, para além de desenvolver a coordenação olho-mão, uma vez que a criança tem uma melhor percepção do que está a fazer.
Por tudo isto, dê largas à imaginação e:
- Permita que o seu filho desenhe com giz em pelicula de ardósia autocolante
- Compre um metro de papel cenário, forre uma parede lá de casa e dê lápis para o seu artista se exprimir
- Compre giz grosso e desenhe a varanda
- Use um daqueles batons fora de moda e deixe o seu filho fazer alguns desenhos num vidro ou espelho.
O que acham desta obra da minha filhota?
Quero ver o resultado da criatividade aí de casa! Partilhem aqui as obras de arte dos vossos pequenotes.