É errado deixar o meu bebé brincar com o meu telemóvel?
Um dos fenómenos da nossa sociedade moderna que mais me tem preocupado é o tempo e a facilidade com que os bebés recebem um ecrã para as mãos. Basta olhar à nossa volta, em qualquer mesa de restaurante, passeio ou até parque, é provável ver várias crianças, algumas com 2 anos ou até mais novinhas, já a utilizarem telemóveis ou tablets.
O recurso a estas tecnologias como meio de entretenimento dos nossos filhos, por muito convenientes que sejam, acarretam um conjunto de problemas que terão impacto no seu desenvolvimento cerebral.
O bom e o mau da tecnologia
Embora existam alguns benefícios relacionados com o uso das tecnologias, como alguns jogos que poderão ser didáticos e ajudar o bebé e/ou criança a trabalhar algumas competências (e também dar uns minutos de sossego aos papás), a exposição a ecrãs pode ter efeitos muito nocivos no seu pequeno cérebro.
O cérebro do bebé precisa de estimulação e de interações responsivas para se desenvolver. Ora, por muito que o bebé esteja a interagir com o ecrã, o mesmo não lhe irá responder. Esta falta de resposta tem efeitos altamente nocivos para a construção das suas estruturas neuronais.
O contacto e a interação com o mundo real são fundamentais para que o bebé conheça e aprenda sobre o que o rodeia. Os ecrãs são como atalhos. Quando a mamã lhe lê uma história, o bebé precisa de processar a voz da mãe e transformá-la em palavras, visualizar o que aquelas palavras significam, esforçar-se por acompanhar a história, etc. Se a mesma história chegar até ao bebé a partir de um telemóvel, tablet ou televisão, toda esta informação já lhe irá ser dada automaticamente. Estes dispositivos eletrónicos pensam por eles, o que faz com que o seu cérebro, em vez de se fortificar, permaneça fraco.
Interfere na qualidade do sono
Um outro efeito negativo das horas passadas à frente destes aparelhos é a diminuição da qualidade do sono de dia, menor quantidade de sono de noite, e claro, mais dificuldade em adormecer no geral.
Sabia que existe uma perda de 16 minutos de sono por cada hora de utilização dos telemóveis, tablets?
De acordo com a Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescentes, as crianças passam em média entre três a quatro horas por dia a ver televisão.
Além disso, foi demonstrado e provado que a estimulação eletrónica, como ver televisão ou utilizar o computador, antes de ir dormir vai interferir gravemente com a perda do sono e em geral com a qualidade dele.
Reduz o tempo de concentração
Estudos mostram que muito tempo de ecrã pode causar problemas de atenção.
Um estudo da Iowa State University descobriu que isso é particularmente mais notável em bebés e crianças que já têm algumas dificuldades em prestar atenção ou que tendem a ter comportamentos impulsivos.
Sabemos que ser pai nem sempre é fácil e que muitas vezes fica complicado saber como ocupar os nossos bebés da forma mais correta.
Sente que por vezes acaba por ficar sem ideias para brincar com o seu bebé em casa? Venha conhecer as nossas sessões de BabySense e brinque com o seu bebé como se fosse um perito em desenvolvimento cerebral!