E depois da rotina quebrada?
É tempo de férias, o que significa pegar nas crianças e ir para fora, mudar de rotina, ou até fazer extra atividades com eles. No final e próximo do início das aulas, a verdade é que toda a rotina que se tinha alcançado antes…vai à vida! Mas quando chegamos a casa, regra geral, queremos que tudo volte ao que era dantes, assim de repente! Pois, mas eles não têm botões, por isso, aqui ficam algumas dicas para ajudar na transição. As crianças adoram e precisam de rotina e previsibilidade por isso acabamos por reforçar estes aspetos com cada uma delas:
Todos a falar a mesma língua: todos os adultos de acordo com as regras para não causar mais confusão nas crianças;
Libertar a agenda dos próximos dias: nos dias seguintes a voltar a casa, tente não agendar compromissos para a noite (mesmo que esteja uma noite boa para passear ao ar livre). Mantenha a coisa simples e por casa, para garantir que a rotina de final de dia seja calma, sem pressas!
Reforce a rotina: de certeza que algo mudou quando estava fora mas agora é tempo de voltar ao normal. Mostre o lado positivo da coisa ”Olha como é bom teres o teu quarto e os teus brinquedos de volta outra vez!”.
Dê atenção extra: de férias acabamos por dar mais atenção aos nossos filhos (ou dar a atenção que eles precisam) e depois voltamos às correrias do dia-a-dia e o tempo de qualidade com eles diminui bastante… Por isso, lembre-se disto: um pouco mais de atenção e a vida fica mais fácil para todos.
Espere avanços e recuos: à medida que o seu filho se vai ajustando é natural que acorde de noite ou que acorde de manhã, mais cedo do que o habitual.
Alguns dos sinais de que o seu filho está a sofrer de uma ressaca de férias são: dificuldade em acalmar para dormir a sesta ou adormecer à noite, despertares noturnos e despertar mais cedo pela manhã. Quando as crianças estão extremamente cansadas, os seus corpos segregam a hormona do stress – o cortisol, também em excesso. E tal como uma bola de neve, mesmo muito cansadas, este excesso de cortisol faz com que seja ainda mais difícil adormecer.
E este regresso à rotina não vale só para os mais pequenos! Não se esqueça de si e entre na rotina o mais breve possível. Embora nos pareça maçador só de dizer a palavra, a verdade é que a rotina tem um efeito calmante que podemos usar após fins-de-semana de preguiça.
Comece a segunda-feira com um smoothie de espinafres e abacate…excelente! (antes de comer qualquer coisa).
Saiu um estudo, recentemente, que prova que beber água de espinafres durante 90 dias, mantém uma sensação de saciedade durante mais tempo e diminui aquela necessidade de comer porcarias ao longo do dia… Experimente!
A receita
- Uma taça de espinafres
- Uma maça verde com casca
- ½ abacate
- 1 taça e ½ de sumo de maça
- Bata tudo até estar bem macio e beba!
Mais ainda: exponha-se à luz do dia o mais possível. Ajuda a acertar o nosso relógio interno por estimulação de uma área do cérebro, o que permite ao nosso corpo reconhecer um padrão mais estável de acordar/dormir… que as nossas mini férias baralharam…
Beba muita água. Já todos conhecemos os seus benefícios. Após dias de mais sol e alimentação menos saudável é importante hidratar. Traga uma garrafa de água consigo durante o dia…mas beba!
E já está, bom regresso à rotina!