Dormir com o Bebé de forma segura.
Ai meu Deus… esse assunto tão tabu para a nossa sociedade, no entanto é um dos assunto que invariavelmente aparece nas consultas do sono, quando os pais timidamente acabam por trazer o tema à baila, num misto de vergonha do género: “já vou ouvir..” ? referindo muitas vezes que é a única forma de o bebé os deixar dormir. A seguir segue-se o alívio, quando percebem que só vão ouvir “dormir com o bebé só faz mal…às costas dos pais!?”, seguido de uma explicação acerca das vantagens e da forma segura de o fazer.
Já repararam que, se pensarmos em termos de evolução de espécie, e o local onde os outros animais dormem, percebemos, por exemplo, que as aves colocam os seus ovos em ninhos e os mamíferos dormem com os seus filhos junto a si em livre amamentação?! ?
Curiosamente, nós, mamíferos, na nossa cultura insistimos em colocar os nossos bebés longe das mães e em cestinhos como se de ovos se tratassem, inventando todo o género de gadgets para isso: berços, alcofas, cadeirinhas ovos, etc… Dá para refletir, não?! ?
O melhor local para o bebé dormir é onde ele dormir melhor! Isso irá sempre depender daquilo que é confortável não só para o bebé, mas também para a sua família. Claro que para cada uma das opções possíveis, aquilo que importará sempre e em primeiro lugar é a segurança do bebé.
Dormir com um bebé significa dormir nas proximidades sensoriais do bebé, o que pode incluir: numa alcofa no mesmo quarto, um berço acoplado à sua cama, ou dormir com o bebé na mesma superfície. Mas não inclui, por exemplo, dormir com o bebé no sofá, por questões de segurança para o bebé. O que quer dizer que não há dúvidas de que partilhar a cama deve ser evitado, em certas circunstâncias específicas, em que pode ser perigoso.
As mais recentes recomendações da Associação Americana de Pediatria dizem que os bebé devem permanecer no quarto dos pais, até ao 1 ano de idade do bebé. Mas ainda assim, esta é uma questão que frequentemente me colocam os pais nas consultas do bebé.
Assim, se sente que em algum momento vai trazer o seu bebé para a sua cama ou se o quer fazer de forma regular, aqui ficam as recomendações para que nunca coloque a segurança do bebé em causa.
Dormir com o bebé de forma segura:
- Nos primeiros meses durma com o seu bebé só se amamentar;
- Ambos os pais devem ser não fumadores e a mãe não deve ter fumado durante a gravidez (isto diminui as competências do aparelho respiratório do bebé)
- Ambos os pais não devem ter usado nenhum tipo de droga que possa afetar seu sono (álcool, tranquilizantes, antidepressivos, drogas ilegais, etc.) ou seja NUNCA durma com o bebé se fuma, toma medicação que afete o sono, está sob a influência de drogas ou álcool.
- Não durma com seu bebé se está obeso.
- Use um colchão firme. Não durma com o bebé numa superfície mole, tipo um “puff”, sofá, ou colchão mole ou de água.
- Certifique-se de que não há espaços entre o colchão e a proteção que possa dar espaço para a cabeça do bebé se afundar. Garanta que há um encaixe perfeito entre o colchão e a cama, use protetores rijos, como no berço.
- Não coloque seu bebé próximo a cortinas;
- O bebé deve ser sempre deitado de costas;
- A mamã deverá sempre dormir entre o seu companheiro e o bebé, e o bebé entre mãe e a parede ou a proteção do colchão, não entre mãe e o pai.
- A mamã deverá estar deitada de lado formando uma conchinha protetora do bebé
- Nunca use almofada para o bebé, a cabeça do bebé deverá estar ao nível da mama da mãe não ao nível da sua cabeça.
- Tome precauções para que seu bebé não caia da cama, o que pode ser conseguido se colocar um colchão no chão e dormir aí com o bebé.
- Não use edredons.
- Prenda o seu cabelo se ele for muito longo.
- Não permita que ninguém, a não ser a mãe do bebé durma com ele, uma vez que só as mães têm essa consciência de proteção do bebé.
- Não deixe o seu bebé partilhar a cama com outra criança.
- Nunca deixe o seu bebé sozinho numa cama de adulto.
Por outras palavras, a não ser que seja sem segurança, dormir perto da mãe é bom para os bebés. E o motivo para isso acontecer é que… é assim que deve ser.
Saiba mais em Socorro! O meu bebé não dorme.
Bons sonos!