Dicas para o bebé dormir melhor
O sono dos bebés é algo que preocupa bastante os pais, principalmente porque é diferente do sono dos adultos, sendo que os bebés tendem a acordar várias vezes durante a noite.
Vamos ajudar dando algumas dicas para que o seu bebé durma um pouco melhor, respeitando-o e sendo gentis, sem treinos de sono.
Nos primeiros anos de vida, ou seja desde o nascimento até cerca dos 3 anos de idade, o sono é imprevisível e irregular. Não vai seguir um padrão de melhoria contínuo, vão sim existir momentos em que melhora e outros nos quais o bebé passa por pico de crescimento e desenvolvimento e piora, depois melhora novamente, como um gráfico com altos e baixos. Ora, esta irregularidade do sono dos bebés é muito cansativa para os pais porque estão cansados e trabalham no dia seguinte, o que os leva muitas vezes a recorrerem a treinos de sono, que implicam, por exemplo, deixar o bebé na cama quando ele ainda precisa de colo ou retirar de forma precoce a alimentação noturna, quando ainda têm essa necessidade.
Aqui ficam então algumas dicas simples para lidar com esta verdadeira montanha russa que é o sono do bebé nos primeiros tempos de vida.
Estas dicas não vão colocar o bebé logo a dormir a noite toda mas vão melhorar certamente o sono dele e ajudar a que progressivamente tal aconteça.
Temperatura e humidade do quarto
Que apesar de parecer estranho, estes dois fatores têm muita influência no sono dos bebés. A temperatura deve estar entre os 16ºC e os 19ºC, e a humidade deve estar entre os 30% e os 50%.
Temos tendência a agasalhar muito os bebés, pensando que eles têm frio, mas vão na realidade acabar é por ter muito calor, pois à exceção do primeiro mês, em que não conseguem regular a sua temperatura eficazmente, eles não necessitam desse cuidado extra.
Os bebés têm ciclos de sono muito curtos, nas mudanças de um ciclo para o outro, vão ter tendência a despertar se estiver demasiado quente.
Por outro lado, os bebés que têm mais dificuldade em respirar ou que dormem de boca aberta têm também mais dificuldade em regular a humidade. A utilização de aparelhos de aquecimento ou ar condicionado e isso reduz muito a humidade, fazendo com que o ambiente fique seco e o bebé peça mais líquidos. E claro que os bebés, ao contrário de nós, não podem ter um copo de água junto a eles para beberem sempre que têm sede, e acabam por ter necessidade de acordar para mamar mais. No entanto, não significa que ao aumentar a humidade do quarto, o bebé deixe de pedir maminha, pois estará também dependente do seu apetite. Conseguimos sim, evitar os despertares em sequência da sede e da humidade.
Ou seja, já está a perceber que o ideal é também não vestir os bebés em demasia, pois ficam como se fossem um forninho e vão ter tendência a acordar. Por vezes achamos que o facto de eles terem os pés frios significa que têm frio, mas não necessariamente, pois os pés são centros de regulação térmica. Todos já tivemos calor durante a noite e basta-nos colocar o pé de fora para que melhore, isso tem a ver com a capacidade de termo regulação dessa zona, pois o pé é muito irrigado, tem ligação direta com veias e artérias, proporcionando uma regulação eficaz. Vamos então, ter atenção a este aspeto e deixar os pés dos bebés mais despidos.
Para quem usa os sacos de dormir é necessário também ter a noção que podem prejudicar, pois os bebés viram-se e ficam enrolados e presos, podendo despertar.
Utilização de sons e músicas calmantes e indutoras do sono.
Já todos os pais devem ter usado música, white noise, o som do aspirador, da ventoinha, pois este sons ajudam a desligar o cérebro do bebé do que está à sua volta e que considera muito interessante.
Ao colocarmos um determinado som para o bebé adormecer, convém que o mesmo fique ligado durante a noite toda, para que quando ele despertar ouça essa música e consiga entrar por ele mesmo no ciclo seguinte. Se não o fizermos, será uma mudança muito grande de contexto e o bebé vai tentar perceber o que se está a passar e pode despertar. As músicas mais aconselhadas são as que têm sons ligados a batimentos cardíacos, white noise, com frequências e comprimentos de onda específicos.
Se tiver interesse podemos contribuir neste tema, pois no laboratório da ForBabiesBrain estamos a testar uma melodia com estas características e pode experimentá-la com o seu bebé! Para isso basta enviar-nos um e-mail para lab@forbabiesbrain.com e nós enviamos toda a documentação e, claro, a nossa música para testar se o seu bebé consegue dormir melhor.
Estimulação olfativa
Serve para ajudar o bebé a adormecer. Claro que os bebés têm preferência pelo cheiro da mamã e do papá, mas sendo este difícil de colocar em spray, aconselhamos a que se usem óleos essenciais de qualidade, de camomila, lavanda ou ambos, que pode colocar num difusor apropriado 1 a 2 horas antes de o bebé entrar no quarto, e quando entrar retiramos.
Manter a rotina
Está comprovado por diversos estudos científicos que é o que tem mais impacto na qualidade do sono. E por rotina, entendemos fazer sempre a mesma coisa, da mesma forma, pela mesma ordem.
Temos tendência a ir experimentado diversas técnicas para adormecer o bebé. Hoje, por exemplo, damos o banho no final do dia, se não resulta amanhã já experimentamos antes de jantar e isso cria uma grande mudança de padrão para o bebé, que não vai ter uma rotina, nem uma previsibilidade de momentos a que se vai habituar, para induzir o sono.
Essa rotina pode envolver dar o banho, fazer uma massagem e ler um livro por exemplo. É importante que não se utilize o quarto para brincadeiras e sim para momentos mais calmos com atividades calmas.
Os pais hoje em dia chegam tarde a casa e os bebés precisam de se conectar com os pais que estiveram fora o dia todo. Para isso é importante que antes da rotina exista espaço para brincar, para estarem juntos, em conexão, a realizar atividades divertidas. Chegar a casa e dar jantar e banho à pressa para que fique tudo despachado, vai fazer com que o bebé acorde mais vezes durante a noite, porque ele vai ter essa necessidade de estar consigo, e essa necessidade é muito superior à necessidade de de sono e do bebé dormir.
Na ForBabiesBrain somos especialistas no sono do bebé e temos imensos recursos que podem ajudar os papás a ultrapassar dificuldades, desde os vídeos no YouTube, Podcast e Cursos Online. Se sentir que precisa de um acompanhamento personalizado não hesite em agendar uma Consulta SOS Sono connosco.
Bons soninhos!