Dicas para ajudar a mudar a fralda de um bebé
Sabia que em média os pais mudam um total de 4.000 fraldas a um bebé durante os primeiros anos? Então com tantas mudanças de fraldas pela nossa frente, estamos sempre à procura de novas ideias para tornar a rotina da mudança da fralda, mais simples, mais fácil e com menos stress, não é verdade? Para além de que podemos sempre transformar este momento aparentemente sem interesse e rotineiro numa excelente oportunidade para construir a relação com o nosso bebé.
Veja só estas dicas, que me ajudaram imenso com a minha L. !
Em relação ao trocar a fralda propriamente dito, não existe “a” forma certa de o fazer. No inicio, quando o bebé é muito pequenino pode causar alguma estranheza nos pais de primeira viagem, mas com o tempo, os pais vão conseguir desenvolver os seus próprios métodos para conseguir realizar está “operação” de olhos fechados 🙂
No início a dúvida passa até por “Qual é mesmo o lado certo da fralda?” A resposta é fácil: A parte que têm as fitas adesivas fica no rabito do bebé, ou seja essa é a parte das costa, que também costuma ser a parte mais alta da fralda. Mais importante neste processo, é a segurança do bebé! Lembre-se por mais calmo que o bebé esteja é importante manter sempre uma mão em cima da barriga do bebé, isto vai ajudar o bebé a acalmar-se, reduzindo os níveis de stress, e claro para evitar qualquer tipo de acidente.
Os cremes para as fraldas são uma das substâncias mais peganhentas conhecidas pela humanidade, então recomendamos para evitar grande trapalhada e creme por todo lado, aplique apenas um bocadinho de creme no dedo mindinho da mão esquerda (ou melhor, da que não vai estar na barriga do bebé)
Use a magia de um espelho para captar a atenção do seu bebé. colocar o bebé junto a um espelho (ter sempre atenção a segurança do bebé) vai fazer com que olhe para o seu reflexo e com que os dois possam ter uma “conversa” interessante acerca do que ele está a ver, nomeando as partes do seu corpinho e descrevendo todos os procedimentos neste processo tão rotineiro.
Toda a gente já reparou que quanto mais o bebé cresce, mais difícil é de lhe mudar a fralda com ele deitado em cima do fraldário, sendo que alguns bebés começam até a chorar quando se apercebem que “vão mudar a fralda”, porque claro para eles significa, interromper a brincadeira que nesta idade, significa “trabalho cientifico muito importante” . Por isso experimente mudar a fralda com o bebé em pé (salvo em alguns casos de cocó) dando-lhe qualquer brinquedo para a mão, mesmo que seja no chão, até porque evita qualquer tipo de quedas.
Ou seja, uma das formas de facilitar a troca da fralda é captar a atenção do bebé com alguma coisa que seja fascinante, assim o bebé vai ficar distraído pela novidade e a troca da fralda será menos complicada. Outra forma fantástica de distrair o bebé durante a troca da fralda é pedir ajuda ao irmã/irmão mais velho, para fazer umas palhaçadas.
E quando quiserem começar o desfralde, podem aprender tudo sobre ele aqui.
Boas brincadeiras!