Dicas para a ajudar a si, recém-mamã, a dormir

Após nove meses de expectativa, não há nada mais gratificante do que ver o seu bebé pela primeira vez. Mesmo com toda a felicidade que isso possa trazer, ser mamã de primeira viagem também significa perder esse sono tão precioso. Despertares frequentes à noite podem fazer com que se sinta exausta. Várias pesquisas têm demonstrado que os pais perdem cerca de um terço do sono noturno depois de ter um bebé e que o número total de horas dos pais por noite cai de 6 (o que já é por si só muito pouco) para apenas 4 horas.
Para quem tem um bebé é normal que as suas preocupações e as dos outros se concentrem no sono do bebé, mas seria tão bom se quem está à sua volta lhe perguntasse “como está o TEU sono?”
Sabemos que o sono é de extrema importância para a nossa saúde mental e física. E sabem que me preocupo com o sono de forma geral (https://querodormir.pt/). No caso de pais com um bebé, o sono torna-se ainda mais importante, já que, se por um lado a falta dele pode contribuir para a exacerbação de reações pós-parto de mães e pais, por outro lado, pode também ser o principal “remédio” a ser prescrito a mulheres perinatais para diminuir a ansiedade e alterações de humor.
A investigação demonstra que existe uma relação entre qualidade do sono e sintomas de depressão e ansiedade no período perinatal, sendo que a falta de sono aumenta a severidade destes sintomas.
Claro que depois de sermos mães (e falo por mim) o nosso sono altera completamente: ficamos hiper-vigilantes a todos os sons, até parece que ouvimos os filhos a chamar por nós, quando eles dormem profundamente. Por isso mesmo é importante implementar estratégias de Higiene do Sono desde logo. Algumas destas dicas eu partilho com os meus pacientes nas consultas de SOS Sono, porque já aqui vos disse os bebés são verdadeiras esponjas e se nós não estamos em forma isso passa para eles, tornando o sono deles pior também.
Entre as refeições, tarefas e milhões e uma coisa a fazer, é muito importante concentrar-se em si mesmo. Espero que as dicas que aqui partilho hoje a ajudem a fechar os olhos, tão necessários para que possa ser a melhor versão de si mesmo, para si e para o seu bebé.
Crie uma rotina para si: É algo que a prepara para dormir. Isso significa, por exemplo , tentar ir para a cama e acordar aproximadamente à mesma hora diariamente. Antes de ir para a cama, desligar os telemóveis e afins, tomar um banho para aliviar o stress, ouvir música calma, são alguns exemplos. Faça o que for melhor para a si, o que acalma a si. Tente manter a sua rotina de dormir todas as noites para que, quando for a hora de dormir, possa adormecer mais facilmente.
Vá para a cama cedo: Como os bebés dormem por períodos curtos, as mamãs de primeira viagem vão certamente acordar 2-3 vezes por noite. Como vai acordar com frequência, deitar-se cedo permite que consiga progressivamente aproveitar para fazer coincidir o sono do bebé com o seu primeiro sono profundo que é bastante mais reparador! Mesmo que não consiga adormecer logo, use o tempo para si , aproveite e relaxe.
Durma confortavelmente: Não conseguirá dormir bem se o seu quarto não for convidativo a uma boa noite de descanso. Um espaço escuro e silencioso, livre de distrações, incentivará o sono melhor do que um iluminado, com TV ou barulhento. Deve também prestar atenção ao seu colchão, que deve ser confortável. É comum as recém-mamãs sofrerem de dores nas costas, pois passam muito tempo a “carregar” os seus bebés, durante a gravidez e depois.
E se já tentou de tudo e ainda não consegue dormir? Acho que está na hora de ir um pouco mais a fundo. Há mais alguma coisa que está a acontecer na sua vida? Notou mudanças no seu humor, apetite ou capacidades cognitivas? Às vezes, a perturbação do sono pode ser um sintoma de outra coisa … Se frequentemente pensa para si mesma “Não me sinto eu”, está na hora de procurar ajuda!
Com a ajuda das nossas consultas e da prática regular da higiene do sono, irá com certeza recuperar o seu sono! Saiba quando pedir ajuda e siga em frente! Você não está sozinha, há ajuda disponível e tudo ficará melhor.
Quer saber mais acerca das nossas consultas SOS Sono? Veja o link: https://forbabiesbrain.com/consultas-2/#1551203765000-44098477-6037