Dicas de estimulação sensorial (que realmente funcionam) para bebés e crianças que lutam contra o sono!
Algumas das técnicas sensoriais destinadas a acalmar e organizar o corpo podem ser adaptadas para ajudar os bebés e crianças a adormecerem com mais facilidade e, acima de tudo, a dormirem noite toda.
Por exemplo, os recém-nascidos, que ainda se encontram a adaptar à vida fora do útero, são muito sensíveis à luz, som e movimento. Os seus sistemas nervosos ainda não amadureceram o suficiente para serem capazes de regular as suas respostas a este tipos de estímulos, o que faz com que tenham dificuldade em se acalmarem para dormir.
Felizmente, temos uma enorme quantidade de estratégias experimentadas que usamos para atingir necessidades sensoriais dos bebés, ajudando a acalmá-los e levá-los a dormir (por exemplo: panos, balanço, etc). Mas muitos pequeninos continuam a lutar com problemas de sono…
Pressão profunda
Não é por acaso que ensinamos a fazer o “embrulho” desde cedo, porque o facto de envolver o bebé confortavelmente numa manta cobertor fornece ao seu sistema nervoso um estímulo sensorial tátil calmante por todo o corpo, fazendo com que o bebé se sinta protegido e seguro.
Dito isto, então o que fazer na hora de dormir:
– Jogue o jogo do Burrito antes de dormir, envolvendo apertadinho o seu filho durante alguns minutos num cobertor.
– Crie pressão firme, abraçando o seu pequeno no seu colo enquanto lê a história antes de dormir.
– Dê “apertos” fortes ao seu corpinho, com um puff ou almofada grande.
– Experimente alguns minutos num casulo ou pufe.
O Calor
Já pensou porque é que será que os bebés ADORAM colo?! Estar nos braços de alguém fornece toneladas de benefícios sensoriais positivos, incluindo o efeito relaxante do calor corporal.
O que fazer na hora de dormir:
– Coloque uma almofada de arroz quente na cama ou use um peluche de sementes e alfazema, aquecido no microondas, retirando na hora do seu filho ir para a cama.
– Aqueça a cama alguns minutos antes de dormir.
A Estimulação Sonora
Os papás muitas vezes falam baixinho ou fazem “shush” ao ouvido, ou mesmo cantam baixinho para acalmar os seus pequeninos e não é por acaso. Sabia que estes sons tranquilos e repetitivos imitam os ruídos calmantes e tranquilizador que os bebés ouviram quando estavam dentro do útero (o som do seu coração, o som de sua voz abafada, etc)?
Então, o que fazer na hora de dormir:
- Experimente usar a nossa “Melodia da Olívia”, bastando para isso enviar mail para lab@forbabiesbrain.com a indicar que está interessada em participar no estudo.
- Coloque uma máquina de “ruído branco” no quarto da criança.
- Cante baixinho ao ouvido do seu pequenote.
O Movimento
Sabia que embalar os bebés ao colo ou numa cadeira de baloiço, ou andar com eles no Sling/marsúpio, acalma os bebés porque o movimento repetitivo do balançar do corpo do bebé permite uma estimulação sensorial vestibular calmante, do sistema nervoso, e por isso ajuda-os a relaxar?!
Então, que fazer na hora de dormir:
– Com a criança a descansar no seu estômago, ou numa bola de pilates, lentamente balançá-lo para a frente e para trás por alguns minutos antes de dormir.
-Experimente um jogo que implique usar um ritmo lento e constante.
A Estimulação Visual
Ver água a correr, peixes num aquário, ou mesmo a lareira crepitante, muitas vezes tem um efeito hipnotizante, tanto em crianças como em adultos. Concentrar-se na estimulação visual suave pode ajudar muitas crianças a relaxar e adormecer.
Então, o que fazer na hora de dormir:
– Se tiver um aquário em casa, esta é uma excelente altura para passar alguns minutos em frente a ele a ver os peixinhos nadar!…
– Tente usar uma lâmpada de lava como candeeiro de mesinha de cabeceira.
– Evite desenhos animados, brinquedos eletrónicos com luzes e jogos de computador antes de dormir.
Pode encontrar estas e muitas outras sugestões para lidar com o seu bebé, no nosso canal de YouTube! Já conhece?