Nos primeiros meses de vida, os bebés com um bom desenvolvimento social e emocional reconhecem a linguagem humana e têm preferência pela voz da própria mãe, preferem rostos humanos, fazem contato visual, sorriem, imitam expressões faciais, dormem bem e bastantes vezes, levam o polegar à boca para sugar, gostam do contacto físico e choram de forma a comunicar fome, dor ou angústia.

Mas, nem sempre é assim e por vezes há bebés que nos comunicam que estão a passar um mau bocado e o quanto estão a sofrer, pelo que é preciso estar alerta para os sinais, por vezes discretos, que eles nos enviam para dizer isso. Muitas vezes esses sinais são entendidos como comportamentos “normais” ou que vão passar com a idade, representando somente uma má fase mas, na verdade, quando não os escutamos estamos a dizer-lhes que a sua dor não importa e que não há nada que possamos fazer para aliviá-la.

É fundadora da ForBabiesBrain by Clementina e autora de diversos livros e artigos de investigação em revistas científicas. Além do doutoramento pela Fac. de Psicologia e Ciências da Educação, na Univ. de Coimbra, estudou Infant Mental Health nos EUA e UK, tendo ainda feito observação através do método Esther Bick.

É psicóloga clínica formada pelo método ForBabiesBrain by Clementina e diretora da clínica de Lisboa, conta já com anos de experiência de trabalho com crianças e bebés. Participou em dezenas de investigações, com principal destaque na importância e no desenvolvimento das competências necessárias para a leitura em idade pré-escolar.

Pais preocupados com o desenvolvimento dos seus filhos;

Profissionais de saúde que queiram aprofundar os conhecimentos acerca do desenvolvimento dos bebés e das crianças;

Educadores e/ou responsáveis de educação interessados em perceber melhor o desenvolvimento e a que sinais devem estar em alerta;

Pais, avós e/ou familiares de bebés e crianças cujo desenvolvimento é uma prioridade e que querem ficar descansados em relação aos possíveis sinais de alerta que as mesmas apresentem. 

A importância do conhecimento sobre o desenvolvimento dos bebés e da deteção de sinais de alerta, por forma a atuarmos precocemente;

O que a ciência nos diz acerca do que é o “desenvolvimento saudável” e como o promover;

Competências e aquisições feitas ao longo do desenvolvimento;

Quais os sinais de alerta e o porquê de termos de estar atentos a eles;

O que fazer quando detetamos os sinais de alerta;

Como promover o potencial do bebé e o seu desenvolvimento cerebral;

Saber distinguir informação confiável acerca do desenvolvimento do bebé;

Identificar a linha que separa o que é dito “normal” (pela sociedade em que vivemos) versus o que é o desenvolvimento saudável e esperado, de acordo com a ciência.

O primeiro passo é tornar-se membro do Clube ForBabiesBrain, ficando com acesso imediato a imenso conteúdo sobre o desenvolvimento dos bebés e parentalidade.

Depois, no dia 4 Fevereiro vai receber um e-mail com o link para assistir ao webinar. (Verifique o SPAM).

Se não conseguir assistir em direto ou quiser rever o webinar vai continuar a ter acesso durante o mês/meses de adesão ao Clube.