Cuidados a ter durante a amamentação
O que come importa!
Uma dieta saudável normal é a única coisa que se necessita enquanto está a amamentar e é fundamental para a produção de leite (numa boa quantidade e de boa qualidade). Mesmo que não se alimente bem consegue produzir leite, no entanto este não será tão nutritivo.
Muitas mães sentem que têm mais apetite enquanto estão a amamentar, o que faz todo o sentido, pois o corpo está constantemente a trabalhar para produzir leite. Optar por refeições mais pequenas e muitos snacks saudáveis entre elas, é uma boa forma de controlar o apetite e manter os seus níveis de energia elevados.
Provavelmente não são necessárias grandes alterações na sua alimentação enquanto estiver a amamentar, simplesmente:
- Faça por ter uma dieta equilibrada, variada e saudável, caso contrário o leite poderá não ser produzido com a quantidade de nutrientes necessários para a alimentação do bebé e para um bom crescimento e desenvolvimento;
- Escolha as “boas gorduras” como azeite, peixes gordos, abacate, azeitonas, nozes e sementes;
- Beba muita água;
- Evite gorduras saturadas como leite gordo, óleos tropicais (ex: óleo de palma e de côco), manteiga e banha, pois diminuem a quantidade de produção de nutrientes;
- Não consuma demasiada cafeína, pois pode passar para o seu filho através do leite, podendo ficar acumulada no seu sistema. Também deverá limitar a quantidade ingerida de álcool durante este período, pois entra no seu leite.
Não existe nenhum alimento que seja problemático para todos os bebés, por isso não há necessidade de restringir o que come imediatamente. No entanto, se o seu bebé lhe parecer ter mais gases ou estar mais irritado cada vez que coma um determinado alimento (como por exemplo produtos lácteos), tente eliminá-lo por um tempo para ver se o bebé melhora.
Por outro lado, se tiver dificuldades na produção de leite, o cuidado com aquilo que ingere pode ser uma grande ajuda. Existem alguns alimentos que deverá evitar e outros que deverá privilegiar, sendo que a aveia se encontra no topo:
Alimentos benéficos | Alimentos prejudiciais |
Aveia
Abacate Amendoim Amoras Arroz integral Bacalhau Banana Beterraba Castanhas Cerveja sem álcool Chás (erva-doce, feno-grego, hortelã, anis verde, cidreira) Côco Figos Frutos secos (ameixas, uvas, figos, tâmaras, nozes, avelãs, amêndoas) Funcho Gengibre Levedura de cerveja Maçã Melão Milho Mistura de cevada e centeio Morangos Pêra Trigo integral Uvas |
Alho
Cebola Espargos Leguminosas (feijões, grão, favas, lentilhas) Alimentos ácidos Alimentos ricos em vitamina C Alimentos com muita gordura Alimentos muito condimentados Alimentos aos quais seja alérgica Alimentos ricos em enxofre (feijões, brócolos, couve-flor, repolho, rabanetes) Chocolate Bebidas alcoólicas Cafeína |
O que bebe, também!
Água
Não se esqueça de beber muitos líquidos, em particular água. Tenha sempre ao seu lado um copo de água quando está a amamentar. A maior parte do leite que dá ao seu bebé é constituída por água (88%). Sem ela, a produção de leite é consideravelmente menor.
Álcool
O álcool, quando introduzido na sua corrente sanguínea, entra também no leite materno. Enquanto que, para um adulto, um copo de vinho tem uma quantidade relativamente pequena de álcool, para o bebé não! Ele ainda é muito pequenino e tem um fígado imaturo, o que quer dizer que ele não processa o álcool como os adultos. Para além disso, o consumo de álcool durante a amamentação pode afetar negativamente o desenvolvimento do bebé, já que os bebés poderão ficar mais sonolentos e adormecer mais rapidamente, fazendo com que não se alimentem convenientemente.
Se beber ocasionalmente, aguarde entre 2 horas a 12 horas (o tempo do álcool sair da corrente sanguínea) para amamentar novamente.