Presencialmente ou à distância, estamos aqui para si.

Sabemos que a vida tal como conhecia mudou! Mas nós continuamos aqui para si e para a sua família.

Os momentos de calma, conforto, aprendizagem e conexão com o seu bebé são os mesmos na ForBabiesBrain.

As nossas consultas podem ser feitas presencialmente, respeitando todos os requisitos de segurança e de higiene, ou à distância, através de videochamada.

Porque o mundo mudou, mas o que realmente importa continua igual!

Para além de Peso e Medida

Como saber reconhecer se o seu bebé está a desenvolver-se corretamente em cada etapa de desenvolvimento? Nós ajudamos os pais a compreender e estimular o desenvolvimento dos seus bebés, através de dicas e atividades fáceis e divertidas de fazer e que vão contribuir muito para a sua evolução cognitiva, emocional e comportamental… Isto irá beneficiá-los ao longo de toda a vida. Também ajudamos a identificar determinados sinais logo que aparecem, o que fará com que possa tomar medidas o mais cedo possível de modo a corrigir o que estava menos bem e a garantir um crescimento saudável.

A Clínica ForBabiesBrain by Clementina, com objetivo de prestar os melhores cuidados de saúde na área da Psicologia Pediátrica e seguindo as recomendações internacionais, inclui um serviço único e inovador de Consultas de Psicologia Pediátrica de Rotina, onde avaliamos o desenvolvimento do bebé.

As avaliações de desenvolvimento de rotina servem para determinar se os bebés e crianças estão a adquirir as capacidades e competências básicas no momento em que é esperado que isso aconteça. Como não existem análises sanguíneas para determinar se o seu filho tem algum atraso, estas avaliações fazem-se através de questionários aos pais e da observação direta da criança a brincar. Deste modo, obtém-se informações preciosas acerca das diferentes áreas de desenvolvimento: comportamental, cognitivo e sócio-emocional, verificando se a criança se esta a desenvolver conforme o expectável.

É normal após o nascimento de um bebé que este faça visitas de rotina ao pediatra, contudo, é muito pouco vulgar fazer as mesmas visitas de rotina ao psicólogo! Assim, como num exame auditivo ou oftalmológico visam assegurar que as crianças estão a ouvir e ver corretamente, os exames comportamentais e de desenvolvimento asseguram-nos que as elas estão a evoluir no seu desenvolvimento, em áreas como a linguagem, social, motor ou emocional, de acordo com o que é expectável para a sua faixa etária.

Quando deve ser realizada?

As recomendações internacionais são de que se realizem logo após o nascimento, no primeiro mês, aos 3, aos 6, aos 9, aos 12 meses e posteriormente de 6 em 6 meses. Na ForBabiesBrain oferecemos a primeira Consulta de Psicologia Pediátrica de Rotina a bebés até aos 8 dias de idade.

A chegada de um bebé acontece meses antes do parto e do recém-nascido ser colocado nos braços dos pais.

Um bebé nasce no momento em que a sua realidade de existir interfere com a vida dos seus pais. Todos os aspetos relacionados com a sua chegada são observados e acompanhados durante a consulta, tendo como foco condicionar a relação precoce entre pais e bebé, e como consequência, favorecer o desenvolvimento do feto.

As diferenças comportamentais de cada bebé são observadas desde cedo, apresentando-se como individuais variáveis de feto para feto. Os bebés adotam, ainda na barriga da mãe, posturas próprias e distintas uns dos outros, relacionam-se, portanto, de forma particular com o ambiente intrauterino e com os seus objetos de relação (a placenta e o cordão umbilical).

Sendo esta observação uma evidência de que o desempenho e o comportamento dos fetos são próprios e bastante específicos, reflexos também de uma relação materno-fetal, torna-se importante haver o esclarecimento dos pais no que concerne à forma como sentem o filho e como se imaginam enquanto pais.

Siga o seu instinto, confie na ciência

A forma como tratamos os nossos bebés nas primeiras semanas e nos primeiros meses vai moldá-los para o resto das suas vidas. Os nossos bebés vão crescer  e o que nós fizermos nos primeiros anos, vai ter impacto nas suas vidas, nas dos outros  e mesmo nas dos seus próprios filhos. Uma parte muito importante do seu desenvolvimento é o sono!

Se está a ler esta página,  o mais provável é que esteja obcecado sobre o sono do seu bebé! Já tentou tudo e sente-se impotente ao mesmo tempo que precisa desesperadamente de umas horas de sono e é incapaz de deixar o seu bebé a chorar até que ele adormeça!

 

Porque é que precisamos de dormir?

Se passamos, em média, um terço das nossas vidas a dormir, então é porque dormir deve ser importante. O sono é um dos momentos mais importante do dia. Ele funciona como um alimento, uma vitamina S. É tão importante porque revigora e restaura as nossas funções corporais, fortalece as células que combatem as infeções, previne a depressão, reduz a obesidade e até tem um papel fundamental na prevenção das doenças cardíacas e do cancro. Isto porque o sono ajuda o nosso cérebro a “carregar baterias” para o dia seguinte. Durante o sono, o nosso cérebro passa literalmente em revista os acontecimentos do dias, “arquivando” todas as experiências em “pastas” de acontecimentos para mais tarde usar.

 

Existem sinais de sono do bebé aos quais os pais deveriam estar atentos?

Sim e isso significa que precisamos de estar atentos aos sinais de “preciso de dormir” que o bebé vai dando, para que tratemos bem da sua bateria, em vez de deixarmos passar “aquele momento” em que depois se torna quase impossível adormecê-lo. Muitas vezes deixamos passar o momento ideal, ou seja, levamos o bebé a dormir quando ele começa a bocejar, a esfregar olhos, a choramingar, a puxar os cabelos e as orelhas, algumas vezes, até a gritar, e esses não são, de todo, os sinais de que precisamos atuar, mas sim os sinais de “agora não me pões a dormir!”. Os sinais a que deve estar atentos são tão simplesmente o olhar parado, o perder interesse no ambiente, alguma lentificação nas respostas aos estímulos.

 

E no caso do recém nascido?

O nascimento de um bebé pode ser um momento incrível para os novos pais, mas também pode ser um grande desafio.

Sabemos que deseja estabelecer uma base de sono saudável para o seu bebé. A verdade é que pode não saber exatamente como fazer isso, o que pode deixá-la insegura ou desesperada!

Além da alimentação, o sono é a principal coisa com a qual os pais se preocupam e realmente não é surpresa. A privação do sono afeta tudo, desde o sistema imunológico até à quantidade de comida que ingerimos.

A Consulta de SOS Sono Recém Nascido vai dar-lhe as ferramentas necessárias para estabelecer uma base de sono saudável para seu bebé, e o melhor de tudo é que é GRATUITA para grávidas ou mamãs de bebés até aos 8 dias de idade.

Nesta consulta vai aprender a:

  • Compreender o sono do recém nascido
  • Acalmar um bebé agitado
  • Ter confiança em si como mãe/pai
  • Descodificar as pistas do seu bebé

 

Existem consequências negativas de deixar o meu bebé a chorar até adormecer?

Sim, porque na realidade os bebés não aprendem a adormecer sozinhos, nem a acalmar-se sozinhos. O que aprendem é que não vem ninguém quando eles choram, a isto chama-se “desânimo aprendido”. Em termos neurológicos, quando os bebés estão a chorar estão em stress, estão a pedir ajuda porque dependem do outro para sobreviver e, por isso, libertam cortisol — o cortisol em excesso e durante longos períodos (ou períodos repetidos) vai literalmente queimar neurónios. Tornando-se assim, mais tarde, uma criança ansiosa, sem confiança, hipervigilante, tudo isto importante na construção das relações sociais.

A nossa prática é fazer coisas boas e que respeitem os bebés… e que ao mesmo tempo facilitem a vida dos pais.

Já conhece o livro “Socorro! O meu bebé não dorme”, que apresenta explicações científicas que ajudam a compreender os hábitos de sono dos bebés?

Este programa de acompanhamento clínico corresponde a 6 consultas de sono, presenciais ou online, para uma criança (intransmissível) e com validade de 4 meses. 

 

O sono e porque precisamos dele

O sono é um dos momentos mais importantes do dia. Ele funciona como um alimento, uma “vitamina S”. É tão importante porque nos revigora e restaura as nossas funções corporais: fortalece as nossas células que combatem as infeções, previne depressão, reduz a obesidade e até tem um papel fundamental na prevenção das doenças cardíacas e do cancro. Isto porque o sono ajuda o nosso cérebro a carregar baterias para um dia seguinte revigorado. Durante o sono, o nosso cérebro literalmente passa em revista os acontecimentos dos dia, arquivando todas as experiências em pastas de acontecimentos para mais tarde poder usar.

Todos sabemos, e provavelmente já sentimos que o sono é uma necessidade básica! Para todos! Mas, para além disso é algo imprescindível para o crescimento e desenvolvimento dos bebés.

E porque são bebés, o seu sono é bem diferente do sono dos adultos, anteriormente descrito. O ciclo do sono do bebé, é algo aprendido e para o qual os bebés não vêm programados. O sono faz parte do desenvolvimento do bebé, dormir a noite toda sem despertares é um marco de desenvolvimento a atingir pelos bebés, semelhante ao conseguir andar sozinho! Depende do desenvolvimento natural do bebé e não dá para carregar no botão de andar para a frente no desenvolvimento do bebé.

Pelo menos durante os 2-3 primeiros anos, e em alguns casos até aos 5, o sono do bebé é muito diferente do sono do adulto, à medida que o cérebro do bebé vai maturando

Por isso, criámos o Soninho Tranquilo, um programa para ajudar os papás a ajudarem os seus bebés a se desenvolverem! Em consultas que vão abordar as questões de sono do bebé na fase particular que ele atravessa, com estratégias específicas adaptadas ao seu bebé que é único.

Para garantir que tem acesso a este acompanhamento clínico, o programa Soninho Tranquilo é composto por 6 consultas de sono, que serão realizadas no espaço de 4 meses.

Os bebés passam por dificuldades temporárias e nós podemos ajudar!

A ForBabiesBrain pode ajudar os pais com todo o tipo de questões ligadas aos recém-nascidos e à infância:

Para bebés com dificuldades digestivas e/ou a nível da bexiga.

Para bebés que recusam a comida ou têm dificuldades alimentares.

Para bebés que têm birras frequentes.

Para bebés que mostram sinais de terrores noturnos, pesadelos e outros medos.

Para bebés que estão a lidar com uma situação de perda (divórcio, separação, morte).

Para bebés com choro crónico, irritabilidade e dificuldades em acalmar.

Para bebés que estão prestes a entrar para a creche.

Esta consulta corresponde a uma primeira consulta de psicologia para adulto e pode ser presencial ou online.

No caso de escolher o acompanhamento online, a privacidade e segurança das consultas, tal como a confidencialidade do processo terapêutico, são 100% garantidas. Bastará aceder a um smartphone ou computador com videocâmara por wireless e aceder ao Skype ou Hangout conforme a sua preferência.

Todas as nossas consultas têm a duração de 45 minutos e são efetuadas pela equipa da Prof. Drª Clementina Almeida, psicólogos certificados pelo método ForBabiesBrain.

Se não estiver preparada(o) para mudar a sua perspetiva sobre a parentalidade, então esta consulta não é para si.

Em algum momento na nossa vida temos de admitir que a nossa infância não foi perfeita, apoiada em práticas parentais desajustadas e que nos tornamos numa geração mais ou menos doente e vazia.
Muitos de nós fomos obrigados a comer tudo que tínhamos no prato e hoje temos uma relação difícil com a comida. Ou fomos deixados a chorar para adormecer e hoje temos insónias ou não dormimos sem comprimidos. Ou fomos deixados a chorar ou a calar as lágrimas e a raiva e “deixar de fazer fitas” e hoje temos depressões, ansiedade ou ataques de pânico. Ou levámos “paulada” e vimos aqueles olhos assustadores a repreender-nos, para ter “respeito”, e hoje não conseguimos confiar em ninguém porque fomos traídos por quem mais confiávamos. 

Hoje sabemos mais e melhor, por isso vamos, como pais, fazer melhor!!! Vamos criar crianças que, mais tarde, não precisem de recuperar da sua infância.

Esta é uma consulta de psicologia de adulto sobre parentalidade, em que ajudamos os pais a perceber:

  • Como a nossa própria infância tem impacto na forma como lidamos com situações do dia a dia que nos tiram muitas vezes do sério, na relação com os nossos filhos.
  • De que forma podemos cultivar relações emocionalmente saudáveis com os nossos filhos, com comunicação efetiva e melhor entendimento acerca de si próprio(a).

Na atual situação, todos teremos necessidade de maior apoio.

Acreditamos que juntos podemos parar o vírus mas até lá, é natural que esteja sob alguma ansiedade e até a deixar-se contaminar pelo pânico generalizado. Se estiver grávida ou a amamentar, por exemplo, pode ter imensas dúvidas relacionadas com o COVID-19. Se é mãe ou pai, pode estar a não  lidar com a ansiedade dos seus filhos.

É certo que não temos muito controlo sobre esta pandemia, porém, ainda há fatores que dependem da nossa atuação. Uma das ações mais importantes é permanecermos tranquilos e equilibrados, bem como saber como tranquilizar os nossos filhos nas várias questões que as suas cabecinhas ainda não conseguem compreender. Mas não precisa de o fazer sozinha(o).

Nas nossas consultas online Stress COVID19 vai encontrar orientações para ultrapassar a ansiedade e o medo gerados nesta altura, apoio para saber lidar com as questões e novas rotinas dos seus pequeninos, como lidar com a família, etc. Estas e outras temáticas serão abordadas nestas consultas, criadas exatamente para ajudar todas as família a ultrapassar esta fase de um modo mais tranquilizador.

Pode adquirir a consulta na nossa loja e em 24h entraremos em contacto para agendar a sua marcação, ou se preferir preencha o formulário.

    Nome (obrigatório)

    O seu Email (obrigatório)

    O seu Telemóvel (obrigatório)

    Nome do bebé

    Data de Nascimento do bebé

    Motivo da marcação

    Local da marcação

    Mensagem