Consultas

Consultas de Psicologia Pediátrica

Como saber reconhecer se o seu bebé está a desenvolver-se corretamente em cada etapa de desenvolvimento? Nós ajudamos os pais a compreender e estimular o desenvolvimento dos seus bebés, através de dicas e atividades fáceis e divertidas de fazer e que vão contribuir muito para a sua evolução cognitiva, emocional e comportamental… Isto irá beneficiá-los ao longo de toda a vida. Também ajudamos a identificar determinados sinais logo que aparecem, o que fará com que possa tomar medidas o mais cedo possível de modo a corrigir o que estava menos bem e a garantir um crescimento saudável.

Para além de Peso e Medida

A Clínica ForBabiesBrain by Clementina, com objetivo de prestar os melhores cuidados de saúde na área da Psicologia Pediátrica e seguindo as recomendações internacionais, inclui um serviço único e inovador de Consultas de Psicologia Pediátrica de Rotina, onde avaliamos o desenvolvimento do bebé.

As avaliações de desenvolvimento de rotina servem para determinar se os bebés e crianças estão a adquirir as capacidades e competências básicas no momento em que é esperado que isso aconteça. Como não existem análises sanguíneas para determinar se o seu filho tem algum atraso, estas avaliações fazem-se através de questionários aos pais e da observação direta da criança a brincar. Deste modo, obtém-se informações preciosas acerca das diferentes áreas de desenvolvimento: comportamental, cognitivo e sócio-emocional, verificando se a criança se esta a desenvolver conforme o expectável.

É normal após o nascimento de um bebé que este faça visitas de rotina ao pediatra, contudo, é muito pouco vulgar fazer as mesmas visitas de rotina ao psicólogo! Assim, como num exame auditivo ou oftalmológico visam assegurar que as crianças estão a ouvir e ver corretamente, os exames comportamentais e de desenvolvimento asseguram-nos que as elas estão a evoluir no seu desenvolvimento, em áreas como a linguagem, social, motor ou emocional, de acordo com o que é expectável para a sua faixa etária.

Quando deve ser realizada?

As recomendações internacionais são de que se realizem logo após o nascimento, no primeiro mês, aos 3, aos 6, aos 9, aos 12 meses e posteriormente de 6 em 6 meses. Na ForBabiesBrain oferecemos a primeira Consulta de Psicologia Pediátrica de Rotina a bebés até aos 8 dias de idade.

A chegada de um bebé acontece meses antes do parto e do recém-nascido ser colocado nos braços dos pais.

Um bebé nasce no momento em que a sua realidade de existir interfere com a vida dos seus pais. Todos os aspetos relacionados com a sua chegada são observados e acompanhados durante a consulta, tendo como foco condicionar a relação precoce entre pais e bebé, e como consequência, favorecer o desenvolvimento do feto.

As diferenças comportamentais de cada bebé são observadas desde cedo, apresentando-se como individuais variáveis de feto para feto. Os bebés adotam, ainda na barriga da mãe, posturas próprias e distintas uns dos outros, relacionam-se, portanto, de forma particular com o ambiente intrauterino e com os seus objetos de relação (a placenta e o cordão umbilical).

Sendo esta observação uma evidência de que o desempenho e o comportamento dos fetos são próprios e bastante específicos, reflexos também de uma relação materno-fetal, torna-se importante haver o esclarecimento dos pais no que concerne à forma como sentem o filho e como se imaginam enquanto pais.

Siga o seu instinto, confie na ciência

A forma como tratamos os nossos bebés nas primeiras semanas e nos primeiros meses vai moldá-los para o resto das suas vidas. Os nossos bebés vão crescer  e o que nós fizermos nos primeiros anos, vai ter impacto nas suas vidas, nas dos outros  e mesmo nas dos seus próprios filhos. Uma parte muito importante do seu desenvolvimento é o sono!

Se está a ler esta página,  o mais provável é que esteja obcecado sobre o sono do seu bebé! Já tentou tudo e sente-se impotente ao mesmo tempo que precisa desesperadamente de umas horas de sono e é incapaz de deixar o seu bebé a chorar até que ele adormeça!

Porque é que precisamos de dormir?

Se passamos, em média, um terço das nossas vidas a dormir, então é porque dormir deve ser importante. O sono é um dos momentos mais importante do dia. Ele funciona como um alimento, uma vitamina S. É tão importante porque revigora e restaura as nossas funções corporais, fortalece as células que combatem as infeções, previne a depressão, reduz a obesidade e até tem um papel fundamental na prevenção das doenças cardíacas e do cancro. Isto porque o sono ajuda o nosso cérebro a “carregar baterias” para o dia seguinte. Durante o sono, o nosso cérebro passa literalmente em revista os acontecimentos do dias, “arquivando” todas as experiências em “pastas” de acontecimentos para mais tarde usar.

Existem sinais de sono do bebé aos quais os pais deveriam estar atentos?

Sim e isso significa que precisamos de estar atentos aos sinais de “preciso de dormir” que o bebé vai dando, para que tratemos bem da sua bateria, em vez de deixarmos passar “aquele momento” em que depois se torna quase impossível adormecê-lo. Muitas vezes deixamos passar o momento ideal, ou seja, levamos o bebé a dormir quando ele começa a bocejar, a esfregar olhos, a choramingar, a puxar os cabelos e as orelhas, algumas vezes, até a gritar, e esses não são, de todo, os sinais de que precisamos atuar, mas sim os sinais de “agora não me pões a dormir!”. Os sinais a que deve estar atentos são tão simplesmente o olhar parado, o perder interesse no ambiente, alguma lentificação nas respostas aos estímulos.

Existem consequências negativas de deixar o meu bebé a chorar até adormecer?

Sim, porque na realidade os bebés não aprendem a adormecer sozinhos, nem a acalmar-se sozinhos. O que aprendem é que não vem ninguém quando eles choram, a isto chama-se “desânimo aprendido”. Em termos neurológicos, quando os bebés estão a chorar estão em stress, estão a pedir ajuda porque dependem do outro para sobreviver e, por isso, libertam cortisol — o cortisol em excesso e durante longos períodos (ou períodos repetidos) vai literalmente queimar neurónios. Tornando-se assim, mais tarde, uma criança ansiosa, sem confiança, hipervigilante, tudo isto importante na construção das relações sociais.

A nossa prática é fazer coisas boas e que respeitem os bebés… e que ao mesmo tempo facilitem a vida dos pais.

Já conhece o livro “Socorro! O meu bebé não dorme”, que apresenta explicações científicas que ajudam a compreender os hábitos de sono dos bebés?

Os bebés passam por dificuldades temporárias e nós podemos ajudar!

Os pais consultam frequentemente o seu pediatra para aconselhamento sobre um vasto leque de doenças neonatais. Questões como padrões irregulares de alimentação, dificuldade em dormir, ansiedade ou agressão são preocupações comuns que podem fazer parte do processo de desenvolvimento de seu bebé. No entanto, esses comportamentos também podem sinalizar que o seu filho está a passar por níveis elevados de stress. Muitas vezes, esses comportamentos apontam para a necessidade do bebé de fortalecer a sua capacidade de desenvolver respostas saudáveis a vários fatores ambientais.

As consultas de SOS da ForBabiesBrain ajudam a desenvolver o potencial cerebral do bebé, garantindo um desenvolvimento saudável e estável em todos os estágios de crescimento.

Ao contrário do que muitos pensam, os bebés não estão imunes a problemas psicológicos!

Os bebés reagem às intenções, sentimentos e emoções de outras pessoas e do próprio ambiente que os rodeia e quando este processo não é feito de forma “almofadada”, pode provocar distúrbios no seu desenvolvimento mental.

Um acompanhamento profissional ajudará a suprimir estas dificuldades temporárias, proporcionando uma melhor qualidade de vida e um desenvolvimento consistente, evitando que tais acontecimentos se transformem em situações mais complicas e difíceis de resolver à medida que o bebé cresce.

São comuns nos bebés situações de alguma dificuldade com: o sono, a papa (introdução de sólidos e adaptação a novos alimentos), o desfralde (treino do pote) e os medos e ansiedades.

Assim, disponibilizamos diferentes consultas no sentido de ir ao encontro daquilo que o bebé, e pais, necessitam!

 

Consulta SOS Papa

Muitas vezes a fase de introdução dos sólidos complica a vida dos pais e dos bebés, podendo muitas vezes virar uma verdadeira batalha campal. Estas situações podem ser o começo daquilo que são as perturbações do comportamento alimentar. Daí a necessidade de intervir o mais cedo possível para que se crie uma relação com a alimentação positiva e saudável.

Estas consultas focam-se nos seguintes aspetos:

– Guiar a introdução de sólidos no sentido de estabelecer uma relação positiva com a alimentação

– Otimizar rotinas alimentares

– Corrigir hábitos alimentares

– Tornar o bebé mais receptivo  a certos tipos de alimentos e texturas que lhe são estranhos

– Lidar com a recusa alimentar e as preferências alimentares que alguns bebés apresentam

– Monitorizar as técnicas de apresentação de novos alimentos

 

Consulta SOS Fralda

A consulta da fralda pretende auxiliar o momento do desfralde para que ele decorra sem se cometerem “erros” que com a melhor intenção provocam dificuldades aos bebés.

Pretende-se:

– Guiar a forma como se inicia o desfralde

– Introduzir técnicas para facilitar o desfralde respeitando os sinais do bebé

– Auxiliar os bebés no processo de largar a fralda quer de dia quer de noite

– Ajudar os bebés que apresentam dificuldades neste processo ou após tentativa de início de desfralde

 

Consulta SOS Medos

Esta consulta tem como principal objectivo reduzir a ansiedade e alguns dos medos causados por determinadas situações que possam levar ao desconforto do bebé.

Alguns dos medos e sintomas mais comuns nos bebés:

– Sentimento de ameaça  e insegurança, quando confrontados com pessoas que não conhecem

– Stress causado por situações que são interpretadas pelo bebé como ameaçadoras (ida para a creche, divórcio dos pais, perda de um ente querido, perda de um animal de estimação)

– Pesadelos e terrores noturnos

– Recusa em ir para a creche ou pré-escola

– Queixas físicas como náuseas, dores de barriga e dores de cabeça

 

Nota: É possível realizar Consultas SOS por Skype. Contacte-nos para mais informações.

Os bebés passam por dificuldades temporárias e nós podemos ajudar!

A ForBabiesBrain pode ajudar os pais com todo o tipo de questões ligadas aos recém-nascidos e à infância:

Para bebés com dificuldade em adormecer e/ou dormir bem

Para bebés que mostram sinais de terrores noturnos, pesadelos e outros medos

Para bebés com dificuldades digestivas e/ou a nível da bexiga

Para bebés que estão prestes a entrar para a creche

Para bebés que recusam a comida ou têm dificuldades alimentares

Para bebés que estão a lidar com uma situação de perda (divórcio, separação, morte)

Para bebés que têm birras frequentes

Para bebés com choro crónico, irritabilidade e dificuldades em acalmar

Quer marcar uma consulta?

Contacte-nos através do 220120779, ou preencha o formulário para reservar um horário.