Somos especialistas no sono dos bebés
A forma como tratamos os nossos bebés nas primeiras semanas e nos primeiros meses vai moldá-los para o resto das suas vidas. Os nossos bebés vão crescer e o que nós fizermos nos primeiros anos, vai ter impacto nas suas vidas, nas dos outros e mesmo nas dos seus próprios filhos. Uma parte muito importante do seu desenvolvimento é o sono!
Se está a ler esta página, o mais provável é que esteja obcecado sobre o sono do seu bebé! Já tentou tudo e sente-se impotente ao mesmo tempo que precisa desesperadamente de umas horas de sono e é incapaz de deixar o seu bebé a chorar até que ele adormeça!
Siga o seu instinto, confie na ciência.
Porque é que precisamos de dormir?
Se passamos, em média, um terço das nossas vidas a dormir, então é porque dormir deve ser importante. O sono é um dos momentos mais importante do dia. Ele funciona como um alimento, uma vitamina S. É tão importante porque revigora e restaura as nossas funções corporais, fortalece as células que combatem as infeções, previne a depressão, reduz a obesidade e até tem um papel fundamental na prevenção das doenças cardíacas e do cancro. Isto porque o sono ajuda o nosso cérebro a “carregar baterias” para o dia seguinte. Durante o sono, o nosso cérebro passa literalmente em revista os acontecimentos do dias, “arquivando” todas as experiências em “pastas” de acontecimentos para mais tarde usar.
Existem sinais de sono do bebé aos quais os pais deveriam estar atentos?
Sim e isso significa que precisamos de estar atentos aos sinais de “preciso de dormir” que o bebé vai dando, para que tratemos bem da sua bateria, em vez de deixarmos passar “aquele momento” em que depois se torna quase impossível adormecê-lo. Muitas vezes deixamos passar o momento ideal, ou seja, levamos o bebé a dormir quando ele começa a bocejar, a esfregar olhos, a choramingar, a puxar os cabelos e as orelhas, algumas vezes, até a gritar, e esses não são, de todo, os sinais de que precisamos atuar, mas sim os sinais de “agora não me pões a dormir!”. Os sinais a que deve estar atentos são tão simplesmente o olhar parado, o perder interesse no ambiente, alguma lentificação nas respostas aos estímulos.
E no caso do recém nascido?
O nascimento de um bebé pode ser um momento incrível para os novos pais, mas também pode ser um grande desafio.
Sabemos que deseja estabelecer uma base de sono saudável para o seu bebé. A verdade é que pode não saber exatamente como fazer isso, o que pode deixá-la insegura ou desesperada!
Além da alimentação, o sono é a principal coisa com a qual os pais se preocupam e realmente não é surpresa. A privação do sono afeta tudo, desde o sistema imunológico até à quantidade de comida que ingerimos.
A Consulta de SOS Sono Recém Nascido vai dar-lhe as ferramentas necessárias para estabelecer uma base de sono saudável para seu bebé, e o melhor de tudo é que é GRATUITA para grávidas ou mamãs de bebés até aos 8 dias de idade.
Nesta consulta vai aprender a:
- Compreender o sono do recém nascido
- Acalmar um bebé agitado
- Ter confiança em si como mãe/pai
- Descodificar as pistas do seu bebé
Existem consequências negativas de deixar o meu bebé a chorar até adormecer?
Sim, porque na realidade os bebés não aprendem a adormecer sozinhos, nem a acalmar-se sozinhos. O que aprendem é que não vem ninguém quando eles choram, a isto chama-se “desânimo aprendido”. Em termos neurológicos, quando os bebés estão a chorar estão em stress, estão a pedir ajuda porque dependem do outro para sobreviver e, por isso, libertam cortisol — o cortisol em excesso e durante longos períodos (ou períodos repetidos) vai literalmente queimar neurónios. Tornando-se assim, mais tarde, uma criança ansiosa, sem confiança, hipervigilante, tudo isto importante na construção das relações sociais.
A nossa prática é fazer coisas boas e que respeitem os bebés… e que ao mesmo tempo facilitem a vida dos pais.
Já conhece o livro “Socorro! O meu bebé não dorme”, que apresenta explicações científicas que ajudam a compreender os hábitos de sono dos bebés?