Como os amigos podem ajudar alguém que teve um bebé?
“É preciso uma aldeia para criar uma criança” é um provérbio que muitas vezes esquecemos quando os nossos amigos têm um bebé e em particular quando são pais de primeira viagem. Neste Dia dos Amigos deixo-vos aqui algumas sugestões que podem tornar estes momentos verdadeiras partilhas de amizade.
Não se faça convidada
Compreendo que deve estar desejosa de ver a sua amiga e o bebé, mas considere dar um espaço de 4 a 6 semanas depois de saírem da maternidade. Os papás recentes estão em fase de recalibrar-se física, mental e emocionalmente, e provavelmente a tentar lidar com a privação de sono. Por isso, sociabilizar pode ser extremamente extenuante para eles nesse momento. Para além disso, eles precisam de um tempo só com o bebé. Claro que se você for da família ou uma amiga muito íntima, esta regra pode não se aplicar, mas, mesmo assim, convém perguntar se pode aparecer. Em vez disso, espere umas semanas e entretanto envie flores ou uma cartão amigável, ou organize algumas refeições simples e deixe lá em casa.
Ah e não se esqueça: Faça visitas curtas! O ideal é que as visitas não excedam os 30 minutos. Nesta fase, tudo gira em torno dos horários do bebé, que são completamente diferentes dos nossos…
Leve um presente
Mesmo que seja só uma lembrança, será certamente apreciada. Mas pense na utilidade desse presente no momento.
Pode optar por um kit de loções para a mamã, ou uma roupinha para o bebé, ou, simplesmente fraldas (acreditem, são sempre necessárias).
Mas acredite que levar comida é algo que ajuda bastante ao novos papás, principalmente nos 3 primeiros meses. Ou então use os serviços de entregas de refeições ao domicílio e simplesmente dizer “eu gostaria de vos oferecer um jantar para ser menos uma preocupação da vossa lista. Vou pedir para vos entregarem uma refeição amanhã e combinamos uma visita noutra altura, não se preocupem”.
Ofereça uma pausa aos novos papás
Ofereça-se para ir lá casa só para tomar conta do bebé, uma simples hora pode ajudar imenso para a mamã tomar um banho descansado ou dormir uma hora que seja na tranquilidade de o seu bebé estar entregue a alguém de confiança.
Lembre-se dos irmãos do bebé
Não são só os pais que sentem uma grande mudança com a chegada de um novo bebé… Para os irmãos mais velhos este pode ser um período particularmente difícil também. Por isso será uma grande ajuda se quando fizer uma visita, levar uma lembrança para o mano/mana mais velho, ou se simplesmente, conversar com eles e lhes dar atenção, de modo a que se sintam incluídos.
Seja uma boa ouvinte
Alguns pais gostam de partilhar todos os detalhes desta nova fase e do seu adorável bebé… Outros estão desesperados por uma conversa de adultos. Seja sensível e responda ao que os seus amigos necessitarem.
Ofereça ajuda específica
Algo concreto que ajude os amigos: passear o cão; ir ao supermercado; levantar uma encomenda nos correios; colocar combustível no carro, fazer uma limpeza,etc . Nem imagina a gratidão que os pais podem sentir nesse momento.
Envie uma mensagem a dar os parabéns pelo momento
Se a sua relação com os novos papás não for próxima, envie apenas um cartão a dar os parabéns pelo novo bebé. É um gesto simpático, que será lembrado.
Acredite, todos estes gestos farão diferença para os recém papás e serão muito apreciados! E, na verdade, representam a verdadeira essência da amizade!