Como melhorar a relação entre irmãos
Aproximadamente 80% das crianças do mundo ocidental têm pelo menos um irmão. A relação entre irmãos provavelmente vai ser uma das relações mais longas que a pessoa vai ter na vida, além de desempenhar um papel especial na vida das famílias.
Para além dos laços de sangue, em geral os irmãos têm um ligação afetiva bastante forte, devido à convivência diária desde pequeninos e às experiências partilhadas um com o outro. Daí que, como em qualquer tipo de relação, a interação entre irmãos pode apresentar vários e diversos desafios: como as diferenças de idades, as preferências de cada um, os dois quererem brincar com o mesmo brinquedo ao mesmo tempo, etc. Isto pode fazer com que as crianças sintam emoções negativas como ciúmes, raiva, inveja ou tristeza.
Muitas vezes, sem se ter noção disso, nós contribuimos para esse tipo de rivalidade, maioritariamente por nos ser difícil colocarmo-nos no lugar do irmão mais velho. Imagine isto: um dia igual a tantos outros, você chega a casa e está lá o seu marido com a nova namorada… ele apresenta-a e diz-lhe que continua a amá-la da mesma forma, mas que agora também ama esta nova pessoa que, entretanto, fica a saber que vai viver convosco no dia a dia! Como se sentiria?! Porque é mais ou menos isso que o filho mais velho sente quando lhe apresentamos o irmão mais novo que acabou de chegar a casa: a sua realidade muda 180ºC porque ele só conhecia uma, a vossa, de vocês os três, num amor único!
Aqui ficam algumas dicas simples que ajudam a promover as boas relações entre irmãos 🙂
Deixar que resolvam os seus conflitos sozinhos
É importante deixar sempre as crianças resolverem os seus conflitos. Claro que a supervisão e as regras (não se magoarem, por exemplo) são absolutamente fundamentais mas nos pequenos conflitos do dia a dia, é importante as próprias crianças aprenderem a chegar a soluções conjuntas.
Fortalecer a relação
Isto quer dizer que devemos possibilitar formas de fortalecer o vínculo entre irmãos, ou seja, é importante que eles tenham a oportunidade de realizem tarefas quotidianas juntos. Por exemplo, brincarem juntos, partilharem os seus brinquedos um com o outro, fazerem os trabalhos de casa ao mesmo tempo, e até algum exercício físico juntos. Quantas mais experiências os irmãos tiverem juntos, melhor vai ser a sua relação.
Atenção Individual
Ao promover momentos a sós com os nossos filhos, vai fazer com que eles se sintam especiais e únicos. Não se esqueça de nunca comparar os seus filhos uns com os outros, ou de fazer “competições” entre eles, o necessário é ajudá-los a reconhecer o seu valor, e que a competição entre irmãos não tem qualquer sentido, porque cada criança é especial à sua maneira.
Espaço Pessoal
Certifique-se de que seus filhos têm o seu espaço pessoal. Entender e respeitar os limites pessoais de outra pessoa no interagir com o irmão é uma habilidade social que todas as crianças devem desenvolver. Também é importante cada um desenvolver a noção do seu próprio espaço e do espaço dos outros.
Divirta-se enquanto ajuda a construir a relação entre os seus filhos! Recomendamos o artigo especial sobre amizade entre irmãos da editora Twinkl.
Se quiser saber um pouco mais sobre como o temperamento dos bebés pode ser tão diferente entre eles e como lidar com essa questão, veja o nosso vídeo: