Como limitar o acesso, do seu bebé, a ecrãs?

De certeza que já muitas vezes deram por vocês a deixar os vossos bebés, ou filhos pequeninos, passarem mais tempo que o suposto em frente a ecrãs. Mas como é que podemos moderar este tempo de utilização por eles?
Os perigos da exposição prolongada aos ecrãs
Para além de todos os perigos para o seu desenvolvimento cerebral (como já escrevi aqui) deixar os nossos bebés/filhos em frente aos ecrãs tem muitos mais perigos.
Várias horas em frente a uma televisão pode expor as crianças a conteúdo violento e impróprio. Muitos programas de televisão retratam sexualidade, violência, bem como estereótipos ou uso de drogas e álcool. Além disso, muita da publicidade que passa na televisão promove hábitos de alimentação pouco saudáveis, o que leva a criança a querer comer esse tipo de comidas menos saudáveis.
Evidentemente, é fácil simplesmente ligar a televisão, ou deixar os seus filhos jogarem um jogo quando estão entediados. No entanto, existe muitas opções quando se trata de encontrar alternativas de entretenimento. Por exemplo:
Não ter televisão no quarto da criança
Ter uma televisão no quarto está associado a uma série de problemas como: fraco aproveitamento escolar, problemas no sono e obesidade.
Saber quando desligar a televisão
Quando as crianças não estiverem a assistir a um programa em específico, é aconselhável que desligue a televisão. Além disso, a televisão deve estar desligada durante as refeições e especialmente quando as crianças estão a estudar ou a fazer os trabalhos de casa.
Tempo limite
As recomendações internacionais indicam que o tempo máximo que um bebé, a partir dos dois anos de idade, passa em frente a ecrãs deverá ser, no máximo, 30 minutos por dia. Antes dessa idade, a exposição aos ecrãs é proibida.
Ter brinquedos na mala
Quando forem jantar fora, ou levar o seu bebé a um local onde sabe que terão que esperar, é importante ter algo com que o entreter na sua mala, para não cair na tentação de lhe dar o telemóvel ou o tablet para o distrair.
Seja o exemplo
Parece um bocado hipócrita estar a pedir ao seu filho que não traga o telemóvel para a mesa de jantar, quando depois ele o vê a passar os olhos pelo instagram enquanto janta. Certo? O mesmo acontece com os bebés: se o telemóvel não estiver a ser utilizado à sua frente, ele não lho vai pedir, pois não? Então evite utilizar o telemóvel ou tablet durante os tempos de família.
Sei que por vezes é complicado saber o que fazer para mantermos os nossos pequeninos divertidos e tranquilos, especialmente nos momentos em que mais precisamos que se porte bem, só durante aqueles 5 minutinhos, para tratarmos de coisas dos adultos. Contudo, é importante nunca nos esquecermos que estes primeiros anos são fundamentais para o desenvolvimento do seu cérebro e que tudo a que está/ou não exposto, irá moldar o seu futuro para sempre.
Sente que por vezes acaba por ficar sem ideias para brincar com o seu bebé em casa? Venha conhecer as nossas sessões de BabySense, e brinque com o seu bebé como se fosse um perito em desenvolvimento cerebral!