Como fazer a introdução alimentar do bebé?
Introdução dos sólidos na alimentação do bebé
No que diz respeito à introdução dos sólidos na alimentação do bebé, não deveríamos falar nem em introdução, nem em alimentos sólidos. Isto porque o que vamos fazer é uma espécie de prova de sabores de alimentos, que de sólidos vão ter muito pouco.
A consistência dos alimentos
Até agora o bebé só experimentou líquidos (o leite), por isso desconhece a existência de outras texturas e consistências. Para além disso, a competência para mastigar e engolir não é algo espontâneo, mas sim algo que se aprende com a experiência, tal como o andar. Por isso, esta nova experiência tem de ser conduzida de forma suave e com ofertas adequadas.
A fase de introdução de alimentos sólidos, na realidade, serve para dar a conhecer ao bebé um novo mundo de sabores e para o ajudar a desenvolver a competência de ser capaz de mastigar e engolir. Representa um grande marco no desenvolvimento do seu bebé, porque vai estabelecer a base dos seus hábitos alimentares, que queremos que sejam o mais saudáveis possível! É uma fase que pode gerar alguma ansiedade para muitos pais, mas com calma e alguma paciência todos conseguem chegar a bom porto.
Com que alimentos devo começar?
Para a maioria dos bebés, pode iniciar-se a aventura com qualquer alimento sólido (em creme líquido), não havendo nenhuma evidência científica que mostre que a introdução de alimentos sólidos por uma ordem específica é mais benéfica. Embora seja tradicional os bebés iniciarem com um cereal, há outros alimentos igualmente bons, ou até melhores, para começar.
Fruta ou legumes primeiro?
Existe a ideia de que se deve começar pelos legumes em vez das frutas para que o bebé não desenvolva uma preferência por sabores doces. A verdade é que os bebés já nascem com uma preferência por sabores doces, por isso não precisa de se preocupar com a ordem pela qual lhe apresenta os alimentos. De preferência, apresente-lhe um menu variado e não se esqueça de ter atenção para não deixar nenhum alimento de fora, simplesmente porque você não gosta!
Experimente começar pelo abacate, considerado o fruto dos bebés. É muito nutritivo, rico em “gorduras boas”, com uma textura suave e macia e, sem esquecer, uma cor fenomenal! Por isso o abacate é uma excelente primeira escolha!
A batata-doce, o arroz integral, a abóbora manteiga, a maçã, a banana e a pera são também outras boas escolhas.
Qual a frequência?
Deverá oferecer ao bebé um alimento novo de cada vez e esperar um mínimo de 3 a 4 dias antes de introduzir um outro, para se certificar que este não produziu quaisquer reações alérgicas, tal como diarreia, vómitos ou erupções cutâneas. Se algum destes sintomas ocorrer, pare de usar esse alimento e consulte o seu Pediatra.
Poucos meses após iniciar a introdução de alimentos sólidos, deverá começar a variar a dieta do seu bebé o mais possível, oferecendo em cada dia uma gama de alimentos e não um único. Não esquecendo que eles vão ter ainda o complemento do leite materno ou artificial.
Conclusão
É normal que o bebé empurre o alimento para fora da boca nas primeiras tentativas, no entanto, também pode indicar que o seu bebé ainda não está pronto para alimentos sólidos. Só você e o seu bebé é que serão capazes de decidir se o bebé está realmente pronto para sólidos.
A barriga de um bebé é do tamanho do seu punho – lembre-se disto na hora da papinha, não é preciso muita papa para fazer uma “refeição”!
Para saber mais sobre alimentação do bebé não perca os meus vídeos!