Nutrir a mente construir o cérebro: Como explicar o Coronavírus às crianças de forma prática?
Pintinhas Verdes ou não?!
Como fazer ?
Tenha dois recipientes à mão, um com água e outro com sabão das mãos, de preferência líquido. Adicione óregãos ao recipiente com água.
Através de toda uma encenação diga ao seu filhote que os óregãos representam o vírus que fica agarrado às nossas mãos, a grande diferença é que não se vê o vírus, enquanto os óregãos vê-se.
Peça ao seu filho para molhar o dedinho na água com orégãos e observar o que ficou no dedo. Certamente que ficará com o dedo cheio de óregãos. Ao olhar ele dirá: ”tenho pintinhas verdes, mamã”. Nesse momento será ideal explicar que é assim que acontece com o vírus, agarra-se às nossas mãos. De seguida diga ao seu filho para molhar o dedinho no recipiente com sabão líquido. E diga-lhe: “olha, vê o que acontece”. Automaticamente os óregãos irão “fugir” para as bordinhas da taça. Nesse momento pode explicar ao seu filho a importância da higienização das mãozinhas para eliminarmos o vírus e, por sua, vez não passarmos a outras pessoas.
Com esta atividade estará a estimular no cérebro da sua criança competências sócio-emocionais, nomeadamente de empatia e respeito para com os outros seres humanos, através da noção da importância da lavagem das mãos para não contagiar outros meninos/as. Sabemos que retemos apenas 10% daquilo que lemos, 20% daquilo que ouvimos mas 80% daquilo que fazemos! Ao executar esta atividade com o seu filho está a consolidar a aprendizagem, percebendo assim a importância da lavagem das mãos nesta fase, assim como em qualquer outra gripe.
Não se esqueça de lavar bem as mãozinhas do seu pequenote.
No nosso site pode encontrar mais informações sobre o Coronavírus.