Com unhas e dentes!
Já pensou que os bebés vêm instintivamente preparados para se agarrarem literalmente ao colo dos seus pais??? Ora veja desde recém-nascidos vêm equipados com reflexos primitivos que lhes permite fazerem isso, o reflexo de moro que lhes permite rapidamente segurar-se ao corpo da mãe ou pai se sentem que estão a cair; e do mesmo modo agarram com “unhas e dentes” qualquer coisa que lhes toque a palma da mão; a posição clássica de M das pernas dos bebés (joelhos o topo das montanhas do M) torna confortável para o adulto segurar o bebé deitado no seu peito e que é ao mesmo tempo uma posição que favorece o desenvolvimento da anca.
E hoje, a ciência já nos provou que, os benefícios de andar com o bebé ao colo duram até ele ser adulto ? porque a quantidade de mimo que os bebés recebem nos primeiros meses está diretamente relacionado com níveis significativamente mais baixos de ansiedade em adultos? (está agora apensar: se calhar os meus pais não andaram muito comigo ao colo ?)
Por isso andar com o bebé ao colo ou segurá-lo juntinho ao nosso peito, não só sabe bem, como também é critico para o desenvolvimento do bebé. Mais ainda, não é algo que nos caiba a nós decidir se o fazemos ou não porque é uma reação desencadeada biologicamente pelo bebé, como? Da forma mais fantástica: a investigação demonstra que o cheiro a bebé é suficiente para desencadear o sistema de recompensa cerebral em alguém que pode oferecer colo. Explicando um pouco, como isto foi investigado: os investigadores expuseram um grupo de mães e um grupo de mulheres que não tinham dado à luz ao odor extraído dos babygrows dos bebés de 2 dias de idade, enquanto faziam uma Ressonância Magnética. Em todas as mulheres, a sua região cerebral associada aos sistemas de recompensa/prazer mostraram um aumento de atividade, mas esta foi muito maior nas mães! ?
Por isso, se se quer sentir bem e fazer alguém sentir-se bem, vá já snifar um bebé ou na falta de um por perto, vá dar um abraço quentinho a alguém por perto ?