Olá! O meu nome é Clementina Almeida e sou Psicóloga Clínica, especialista em bebés.
As pessoas sempre me fascinaram (sobretudo as mais pequeninas!), e talvez tenha sido isso que me levou a licenciar-me me Psicologia Clínica, em 1992.
No início da minha carreira, quando ainda se falava muito pouco de psicologia para bebés em Portugal, trabalhei muito com adultos e vi muitos dos meus antigos pacientes a tornarem-se pessoas de sucesso e felizes. Contudo, havia algo dentro de mim que me dizia que havia mais.
O início da vida é um período fundamental para o desenvolvimento do individuo. O cérebro do bebé nasce por desenvolver, ao contrário dos outros órgãos, e serão os primeiros anos que irão moldar a sua estrutura. No final do primeiro ano, mais de 70% do cérebro está definido, e no final dos três, 85%, incrível, não é? 85% daquilo que aquele ser humano se vai tornar fica decidido, e ele ainda nem sequer entrou para a escola!
Foi então que comecei a estudar bebés. Fiz observação através do método Esther Bick, um doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, na Universidade de Coimbra (FPCE-UC), e fui para o UK e os EUA estudar Infant Mental Health.
As Pessoas são o centro do meu dia-a-dia e com elas gosto de partilhar tudo o que me ensinaram e os resultados do que investiguei. Talvez seja por isso que me deu tanto gozo formar a minha equipa. Conheci-os a todos das maneiras mais diversas, mas todos partilhavam do mesmo sentimento que eu: um profundo amor pelos bebés e uma enorme vontade de os ajudar a atingirem o seu máximo potencial.
Todas as pessoas que trabalham na ForBabiesBrain by Clementina são formadas e certificadas por mim, para seguirem o meu modelo de intervenção. Não tenho a mínima dúvida de que cada um deles faria exatamente o mesmo que eu em todas as situações. Todos os pequeninos que nos visitam estarão sempre nas melhores mãos possíveis, porque estão com eles.
Não tenho a pretensão de ensinar ninguém a ser pai, muito menos de retirar toda a criatividade de cada arranjo familiar. O que pretendo sim, é partilhar o meu saber científico e prático, para ajudar os bebés e crianças com dificuldades, em equipa com os seus pais.