Vamos brincar com beijinhos?
Já várias vezes vos falei da importância da vinculação para ajudar o cérebro dos bebés a desenvolver-se. Por isso mesmo, hoje queria falar-vos de uma atividade que a minha filha sempre adorou, e que ainda hoje continuamos a fazer, e que para além de um enorme impacto ao nível do desenvolvimento cerebral, ajuda imenso a fortalecer o nosso laço com os nossos bebés.
Brincar com beijinhos
Dê beijinhos em diferentes partes do corpo do bebé, por uma certa ordem. Por exemplo, dê um beijinho na bochecha direita, e depois na esquerda, de seguida no joelho direito e por fim no esquerdo. Repita e no final dê uma pausa, para ver se o bebé lhe dá sinais de que sabe onde o irá beijar a seguir.
Ou opte por uma versão mais matemática:
Os bebés acham as suas próprias mãos fascinantes, então simplesmente pegue no bebé ao colo e dê um beijinho em cada dedo da mãozinha, um de cada vez. À medida que dá o beijinho diga algo do género: “Um dedo de bebé, beijo! Dois dedos de bebé, beijo! Três dedos de bebé, beijo …”
O que está a construir no cérebro
O cérebro do bebé responde a padrões, por isso é que para ele é tão interessante quando determinadas coisas são repetitivas e previsíveis. Este pequeno jogo vai ajudá-lo a perceber como seguir um padrão. Na segunda versão, o bebé inicia-se com os números de forma muito carinhosa, para além de se introduzir o padrão da contagem.
Se quiser saber mais sobre a importância da estimulação sensorial para os bebés, veja aqui.
Boas brincadeiras!