Brincar com água ou com legos, não é só brincar. É coisa séria!
Por vezes temos tendência a pensar no brincar como algo de menor importância na vida dos nossos filhos. Bom, já sabemos que eles precisam, mas até que ponto percebemos o quanto desenvolvem os seus cérebros enquanto brincam? Hoje escrevo para vos dar alguns exemplos de como, na brincadeira, se podem estar a trabalhar conceitos tão complexos como aqueles ligados à ciência à física ou à matemática.
Vejamos:
O cérebro de uma criança não se constrói sozinho! Precisa dos pais para o fazer, depende de nós ajudá-las a construir o seu cérebro e atingir o máximo do seu potencial. Pode parecer uma perspectiva distante, mas nunca é cedo demais para começar a ajudar o seu filho a desenvolver habilidades lógicas, como noção de número, resolução de problemas, enquanto brinca com ele.
Areia
Agora que vem o tempo de praia, brincar na areia não é apenas a brincar na areia, construir e derrubar os castelos de areia, entre outras das suas maravilhosas construções, mas sim uma verdadeira aula de ciências!! Quando uma criança desenvolve pensamentos acerca dos diferentes estados (sólidas e liquidas), e ainda sobre pesos e medidas.
Construções
Brincar com construções, é uma óptima forma de desenvolver o raciocínio lógico. Podemos brincar com noções de alto e baixo ao construir torres, podemos criar analogias com 4 peças pequenas dá a mesma altura que duas grandes e um sem fim de raciocinios matématicos.
Puzzles
Os puzzles são excelentes para os ajudar a desenvolver noções de lógica, porque envolvem um pensamento critico, e exigem que as crianças usem as suas habilidades de resolução de problemas.
Fazer conjuntos
Classificar objectos pela forma, tamanho ou cor é um bom teste de lógica, para as crianças pequeninas. Isso vai ajudar e entender semelhanças e diferenças entre eles. É importante que a criança, pratique este tipo de actividades, e classifique o mais variado tipo de objectos diferentes: desde bolas, a brinquedos, a qualquer tipo de objecto desde que seja seguro para a criança poder inspeccionar.
Resolver problemas
Ser capaz de resolver problemas de forma independente vai ajudar o seu filho em futuras aprendizagens académicas. Ficará admirada quando lhe colocar um problema e ele lhe oferecer um número infinito de hipóteses num curto espaço de tempo. É assim que funciona o cérebro dos nossos pequenos cientistas
Não perca estas oportunidades, porque todos os momentos, são momentos para construir o cérebro.
Boas brincadeiras 🙂