Afinal, saltar no sofá faz bem! E recomenda-se!
De certo, que algo que a deixa LOUCA é quando as crianças desatam a saltar no sofá :). Pois, curiosamente, parece que todos se juntaram “para nos tramar” e qualquer criança pequena vai sentir-se tentada a subir para o sofá e a desatar a saltar em cima dele.
Como deve imaginar, estou a escrever isto porque de facto não se trata de mais “uma conspiração” deles contra nós, adultos, porque como sempre existe uma razão científica que explica este seu comportamento.
Vejamos:
O saltar fornece inputs ao cérebro tanto do tipo vestibular como proprioceptivo, por incrível que possa parecer ajuda a melhorar a atenção, promove a calma, a organização e a auto-regulação.
Ou seja, em primeiro lugar, pode parecer óbvio mas o salto é um excelente exercício físico e ajuda a descontrair.
Depois, promove a auto-regulação, o que está diretamente relacionado com uma melhor performance na escola. No fundo, o saltar ajuda o cérebro a fazer uma “pausa” para “gravar” toda a informação que está a receber. Isto é válido tanto para crianças que necessitam de focar, porque melhora a atenção, como para crianças que precisam de ser “espevitadas” sensorialmente, por terem um ritmo um pouco mais lento na resposta aos estímulos. 🙂
Mas o que é isto da propriocepção, e porque é que é importante? Bom, a propriocepção ajuda-nos a ter consciência do nosso corpo e perceber onde as diferentes partes do nosso corpo está em relação a si mesmo. Já o sistema vestibular, desempenha um papel importante no nosso equilíbrio e coordenação motora. Como já se percebeu, saltar fornece estímulos proprioceptivos e vestibulares, ajudando a manter um equilíbrio sensorial nessas áreas.
Curiosamente, desde os 2 anos da minha Leonor que nós temos este mini-trampolim em casa para ela saltar ( e o que ela adora!). Pode ver aqui outras sugestões de trampolins e de outros brinquedos que eu recomendo.
Bom, agora que já percebeu as vantagens do saltar, mas mesmo assim quer preservar a saúde do seu sofá, pode sempre optar por uma bola bosu, um tapete com o jogo da macaca, construir um trajeto com obstáculos que precisam saltar (tipo almofadas), e tudo o que a sua imaginação permitir!