Bebés especiais!
Já várias vezes vos falei dos benefícios que os serviços aqui da ForBabies têm para todos os bebés. Imaginem agora o quanto isso pode ser ampliado para bebés com necessidades especiais. A propósito de um convite muito especial e do qual me honro muito, da minha querida Andreia, para apresentar o seu livro aqui no Porto, resolvi escrever acerca de algumas dicas de promoção do desenvolvimento neste meninos tão especiais.
Mas afinal o que é a trissomia 21?
A trissomia 21, também conhecida como o Sindrome de Down, é uma condição genética que para além de alguns traços físicos reconhecíveis, pode também trazer consigo diferentes níveis de dificuldades de aprendizagem. Por isso, para estas crianças pode tornar-se mais difícil adquirir a sua independência e capacidade de cuidarem de si próprios,ao mesmo ritmo que as outras crianças da sua idade.
Para estas criançasespeciais, coisas simples que nós tomamos por garantidas, como a capacidade de movimento, a percepção dos cheiros, sabores e os inputs visuais e tacteis, não são assim tão faceis de processar. Isto porque a maioria poderá apresentar algumas dificuldades ao nivel da integração sensorial, o que os pode fazer ter reações à sobre-estimulação diferentes dos seus amiguinhos ou irmãos.
Coisas simples que podemos fazer para promover o seu desenvolvimento
Dependendo da idade, existem muitas coisas que pudemos fazer no sentido de promover o seu desenvolvimento, sem precisarmos de materiais muito caros ou difíceis de arranjar. Vejamos:
Deitar o bebé sobre materiais diferentes – Isto vai ajudá o bebé a entender as diferentes partes do seu corpo. Pode deitá-lo por cima de diferentes tipos de carpete, toalhas, peluches grandes com diferentes densidades, e ao mesmo tempo ir puxando esses objetos para longe. Isto vai, não só contribuir para a sua integração sensorial, mas também para que fortaleçam os seus músculos e fiquem mais conscientes dos seus próprios movimentos.
Algo para sentirem com as mãos – Podem ser pequenos objetos, com diferentes texturas, o importante é que caibam nas suas maozitas. Esta atividade vai ajudar a trabalhar o foco, enquanto a criança tem que fixar com o olhar ou ouvir o som produzido por esse objeto.
Atividades nas quais seja essencial que use as duas mãos ao mesmo tempo – Podem ser coisas simples como carregar caixas e outros objetos volumosos, conduzir carrinhos, etc. Isto vai permitir o controlo de ambas os lados do seu corpo.
Pedir que ajudem nas tarefas domésticas – não só vai ajudar a trabalhar os músculos, como também permite a melhorar o foco na tarefa, e os prepara para a vida adulta e autonoma. Podemos pedir que colaborem na arrumação das compras quando chegamos do supermercado.
Muito obrigada por todos os que se juntaram a nós, no passado sábado, e a todos que, como a Andreia, ajudam a melhorar o mundo para estes meninos especiais!
Por outro lado, se o que querem mesmo é promover a integração sensorial do vosso bebé, porque não marcar uma sessão de BabySense. e aprender a brincar com o seu bebé como se fosse um perito em desenvolvimento cerebral 🙂
Boas brincadeiras!