BabySense

Estimulação sensorial

O BabySense é um método inovador de psicoterapia preventiva, concebido e desenvolvido pela Prof. Clementina Pires de Almeida.

Todas as sessões são desenvolvidas respeitando os protocolos clínicos, especialmente desenhados para cada etapa de desenvolvimento de cada bebé, pela Prof. Clementina Almeida. Estes protocolos clínicos são sempre baseados na mais recente investigação científica e com o objetivo de promover o desenvolvimento cerebral do bebé.

As sessões são realizadas por profissionais de saúde formados pela Prof. Clementina Almeida e certificados com o método ForBabiesBrain, sendo posteriormente analisadas e avaliadas pela própria.

O cérebro de todos os bebés nasce imaturo e dependente de experiências sensoriais diversificadas para se desenvolver. No BabySense proporcionamos sessões de estimulação multisensorial e desenvolvimento cerebral. Nestas sessões são trabalhadas as competências (ao nível sensorial, motor, emocional e cognitivo) que o bebé está desenvolver naquele momento, dando ferramentas aos pais para que possam reforçar estas aprendizagens em casa, até à sessão seguinte.

E, uma vez que, a estimulação sensorial só é eficaz quando acompanhada de uma relação com o outro, os pais são envolvidos em todo o protocolo e incentivados realizarem alguns dos procedimentos. Isto porque  queremos ajudar a fortalecer a vinculação com o seu bebé, fundamental no desenvolvimento cerebral do seu pequenino cérebro.

O cérebro do ser o humano é único órgão que ainda não é completamente formado aquando do nascimento. Ao contrário do nosso estômago, pulmões e até coração. É por isto que o cérebro dos nossos bebés merece especial atenção.

Quando nasce, o bebé tem + de 100 mil milhões de neurónios, o que representa o mesmo número de estrelas que existe na Via Láctea. Estes neurónios comunicam entre si a uma velocidade alucinante de 1 milhão de novas sinapses por segundo. Nunca, em mais nenhum momento da vida daquele ser humano isto acontecerá.

85% do desenvolvimento cerebral acontece até aos 3 anos de idade e nesse momento os neurónios e as conexões neuronais menos utilizadas desaparecerão, num processo denominado de poda neural.

Porque é que a Estimulação Sensorial é tão importante?

Os primeiros anos de vida são as bases da saúde mental de um bebé. Nesta perspetiva, durante este período há o maior e mais rápido crescimento do cérebro, logo, o mais suscetível. As redes neuronais mais usadas tornam-se mais fortes e mais complexas e as menos usadas são eliminadas. Os cérebros dos bebés são literalmente esculpidos pelos ambientes em que os bebés vivem. A investigação demonstra que um ambiente rico em estimulação sensorial tem efeitos duradouros no desenvolvimento cerebral. Por exemplo, a estimulação visual é muito importante para o desenvolvimento da coordenação olho-mão, para a leitura e escrita futuras; o toque melhora o raciocínio matemático; certos cheiros melhoram a atenção, entre outros.

Quais são as vantagens destas sessões para o bebé e para o seu futuro?

Estas sessões ajudam o bebé a atingir o seu potencial! Os bebés já nascem brilhantes, mas sem experiências ricas, e alguns neurónios e conexões menos usados, desaparecem. Nada é mais desastroso para o desenvolvimento do cérebro do bebé do que uma falta de estimulação. Assim como alimentamos a sua barriguinha, também temos de alimentar o seu cérebro! Esta estimulação pode e deve começar durante o período de gravidez. Regra fundamental: ser divertido, respeitar os ritmos dos bebés e ser consistente na repetição!

Como pais, temos um papel crítico a desempenhar na ajuda das nossas crianças a percebem o seu potencial intelectual. Contudo, temos que ter em atenção que os bebés e crianças pequenas gostam de aprender, mas aprender sem esforço!
Divirta-se enquanto ajuda a construir o cérebro do seu bebé!

Como é que a estimulação ajuda a desenvolver o cérebro?

No momento do nascimento, as células nervosas do cérebro do bebé estão desorganizadas e ainda não se encontram bem conectadas. Enquanto o bebé cresce, o cérebro recebe informações de todos os cinco sentidos. A entrada destas informações faz com que as células nervosas se multipliquem e formem uma multiplicidade de ligações com outras células nervosas.

O que preciso saber para as frequentar as sessões?

Solicitamos que estejam presentes 10 a 15 minutos antes do início da sessão.

Existe uma idade limite?

Não

E no final, mais uma vantagem para o orçamento familiar.

Por se tratar de um protocolo clínico de Psicologia Pediátrica, é totalmente dedutível em IRS e comparticipado por diversos subsistemas de saúde.