Baby News- Stress na gravidez: prejudicial ou facilitador da aprendizagem da resiliência?
O stress psicológico nunca é bom para a sua saúde mental e física, podendo resultar num variado número de doenças. Durante a gravidez é ainda mais preocupante. Porém, há um novo estudo surpreendente que revela que o stress pré-natal pode, na verdade, ajudar o seu bebé a construir resiliência mental. De acordo com este estudo que foi realizado numa favela no Brasil, em várias mulheres grávidas que passaram por situações de stress, este pode preparar o bebé para mais tarde saber lidar muito melhor com situações de stress. Os pesquisadores admitem que é necessária mais pesquisa sobre esta temática, uma vez que este estudo vai contra tudo o que era defendido em termos da ligação do stress pré-natal e a saúde da criança no futuro.
Pode afetar o tamanho do bebé: O stress pré-natal durante uma fase avançada da gravidez pode contribuir para reduzir o tamanho do bebé. Já o stress no início da gestação leva a uma aceleração do crescimento e resulta em bebés demasiado grandes. Isto acontece porque as mães têm uma exposição direta a elementos que causam stress, o que provoca um aumento das suas hormonas de stress, incluindo o cortisol.
Alterações no cérebro do bebé: Mulheres grávidas em situação de stress elevado têm bebés com uma redução na eficiência das funções neurais. Isto pode afetar o desenvolvimento do cérebro quando as crianças são mais velhas.
Desenvolvimento fetal lento: Deslocações longas para o emprego podem resultar num aumento de stress durante a gravidez. Isto pode levar a que o bebé nasça com pouco peso. Na verdade, deslocações longas para o emprego pode também resultar num menor número de consultas pré-natal (devido à falta de tempo), o que pode afetar a saúde do bebé.
Leva ao aumento de peso: Mãe que têm níveis altos de stress podem dar à luz bebés com sobre peso, o que leva a uma maior probabilidade de desenvolverem obesidade em adultos. O estudo também mostra que há essa mesma probabilidade quando a mulher perde o marido durante a gravidez.
Estes estudos confirmam algumas das conclusões apresentadas na tese de Doutoramento da psicóloga Clementina Almeida, acerca da Violência na gravidez e os efeitos no desenvolvimento do bebé.
Saiba mais sobre possíveis problemas durante o período pré-natal, no nosso vídeo sobre Depressão pré-parto.
[powerpress]