Baby News: Os frutos secos podem ajudar a desenvolver o cérebro do bebé, ainda no útero!
Sabia que as crianças cujas mães comeram mais frutos secos durante o início da gravidez apresentaram melhor desenvolvimento cerebral durante a infância?! O desenvolvimento neuropsicológico das crianças foi avaliado usando vários testes padrão, validados internacionalmente aos 18 meses, cinco e oito anos após o nascimento.
Segundo os investigadores, o cérebro sofre uma série de processos complexos durante a gestação e isso significa que a nutrição materna é um fator determinante no desenvolvimento do cérebro fetal e pode ter efeitos a longo prazo. Os frutos que foram usados neste estudo são as castanhas, as nozes, amêndoas, amendoim, pinhões e avelãs
.
Os efeitos benéficos observados podem ser devidos ao facto de que estes frutos fornecem altos níveis de ácido fólico e, em particular, ácidos graxos essenciais como omega-3 e omega-6. Estes componentes tendem a acumular-se no tecido neural, particularmente nas áreas frontais do cérebro, que influenciam a memória e as funções executivas. Os benefícios descritos foram observados no grupo de mães que relataram o maior consumo de frutos secos – uma média semanal de três porções de 30g.
O estudo também analisou mães que consumiram frutos secos durante o terceiro trimestre da gravidez, mas neste caso não foi encontrado nenhum dado que comprovasse o aumento do desenvolvimento neuropsicológico. Os pesquisadores disseram que isso pode ser porque o ritmo do desenvolvimento fetal varia ao longo da gravidez e há períodos em que o desenvolvimento é particularmente sensível à dieta materna.
Mas acrescentaram que, como este é o primeiro estudo a explorar esse efeito, os resultados devem ser tratados com cautela até que mais estudos sejam realizados.
Ficou curiosa com a ligação entre a alimentação durante a gravidez e o desenvolvimento cerebral do seu bebé? Leia mais aqui.