Baby News: Como aumentar a produção de leite materno
Não há dúvida de que o leite materno é o melhor alimento para o bebé. Ele contém todos os nutrientes necessários para esta primeira fase. Como tal, a sua qualidade e quantidade é uma preocupação para a maioria das mães. Embora não haja restrições quanto a qualquer alimento a ser consumido por uma mãe que amamenta, há certos alimentos que podem aumentar a produção de leite.
Reunimos alguns estudos na área da nutrição que nos dizem quais os Super alimentos para uma maior e mais rica produção de leite. Aqui ficam alguns:
Abacate. O abacate é um alimento naturalmente bom para se comer quando se amamenta. Isso porque contém fibras, ácido fólico, proteínas e ajuda a aumentar a absorção de nutrientes lipossolúveis, como as vitaminas A, D, K e E. e como bónus extra, as gorduras saudáveis do abacate também podem melhorar a saúde do cérebro do bebé.
Vegetais de folhas verdes, tal como os espinafres, por exemplo. Contêm muito ferro, o que ajuda na produção de uma maior quantidade de leite.
Cenoura. Por serem uma fonte de beta-caroteno, são essenciais à mãe e ao recém-nascido. O beta-caroteno é convertido em vitamina A no corpo, o que é importante para a saúde da visão e dos olhos, imunidade e elasticidade da pele. Ele passa facilmente através do leite materno até ao bebé contribuindo para a sua imunidade.
Ovo. Trata-se de uma proteína completa, repleta de aminoácidos essenciais à mãe e ao bebé. Aconselha-se a comê-los cozidos, já que assim dá-se um aumento da ingestão de um nutriente específico que é benéfico ao cérebro do bebé.
Feijão e leguminosas. Os grãos são bons para a mãe e para o bebé porque contêm fibras, proteínas, ferro, folato, zinco e cálcio. Adicioná-los à sua dieta não só ajudará a aumentar suas proteínas vegetais, mas também ajudará a manter os seus movimentos intestinais regulares. O ferro ajuda o corpo a fornecer oxigénio às células para manter a sua capacidade energética e reduzir o risco de anemia.
Aveia. Considerada o Super Alimento na amamentação, porque aumenta a produção do leite, uma vez que contém ferro e tem o “poder” de baixar o colestrol (tal como o feno-grego) e desse modo aumentar a produção de leite. As papas de aveia quentinhas são um alimento rico e calmante, ajudando assim também a diminuir os níveis de stress e assim, influenciar positivamente a produção do leite.
Beber muitos líquidos (e reduzir nas especiarias e sal) isto porque mães desidratadas têm muita dificuldade na produção de leite.
Se gostou deste artigo e quer saber mais, leia sobre os melhores alimentos para cada etapa aqui.