Baby News: Amamentar torna os bebés mais inteligentes?!
Há muito que se debate acerca dos efeitos da amamentação para o desenvolvimento cerebral do bebé e qual a sua real importância. Os cientistas descobriram que o leite materno aumenta os níveis de certos químicos que se encontram no cérebro dos bebés e estão ligados ao neurodesenvolvimento.
A amamentação traz uma série de benefícios para o saudável desenvolvimento do bebé. Ajuda a protegê-los contra infeções e está ligada a uma menor probabilidade do desenvolvimentos de obesidade infantil e leucemia, bem como problemas cardio vasculares em adultos.
Em relação à questão da amamentação contribuir para o aumento da inteligência, existe alguma controvérsia e estudos com resultados diversos. A dificuldade está em separar os efeitos da amamentação de todos os outros componentes que podem afetar a inteligência.
Os cientista focaram-se no estudo de bebés extremamente prematuros, com uma idade gestacional de 23 a 32 semanas. Usando uma sofisticada e não evasiva técnica chamada “proton magnetic resonance spectroscopy”, os cientistas conseguem observar o interior do cérebro desses bebés e detetaram a presença química de diferentes biomoléculas. Foi observado que nos bebés alimentados a leite materno, havia uma quantidade maior de inositol (uma molécula semelhante à glicose) e creatina (uma molécula que ajuda a reciclar energia dentro das células). A percentagem de dias em que os bebés foram alimentados com leite materno também foi associada a níveis mais altos de um nutriente semelhante à vitamina chamado: colina. Estes marcadores são indicadores de maior desenvolvimento cerebral. Por exemplo, um maior nível de colina no cérebro está associado a um desenvolvimento da memória e da cognição. No entanto, é necessário realizar mais estudos, uma vez que ainda não existem muitos sobre o cérebro dos recém-nascidos e é necessário estabelecer mais termos de comparação.
Saiba como aumentar a produção do leite materno.