Baby news: A sua filha pega os bonecos ao colo do lado esquerdo, ou direito? Isso diz muito acerca dela…
Da próxima vez que a sua filha estiver a brincar com bonecas e começar a embalar a sua boneca preferida, dê uma espreitadela e veja se ele o faz para o lado esquerdo ou direito. E neste momento deve estar a pensa: “O que isso importa?!”.
Surgiu um estudo que aponta para que as crianças que embalam os bonecos para o lado esquerdo, revelam mais e melhores capacidades cognitivas e sociais. Este indicador é independente do facto da criança ser canhota ou destra.
Pesquisadores da Universidade de Londres fizeram recentemente um estudo em cerca de 98 crianças de 4/5 anos, e descobriram que aqueles que seguravam a boneca em posição de embalar à esquerda tinham uma pontuação mais alta nos traços de habilidade social do que os que dão colo à boneca do lado direito. Eles foram capazes de seguir melhor as regras, mais dispostos a partilhar com os outros e agradar aos seus professores.
O estudo surgiu ao observar que muitas mães pegam ao colo os seus bebés do lado esquerdo, isso acontece porque manter o bebé no campo visual esquerdo do cuidador permite um monitoramento mais eficiente do bem-estar do bebé. Durante o estudo, deram almofadas brancas a cada criança e perceberam que não havia uma preferência do lado. Mas, ao darem almofadas com três ponto desenhados, que pareciam sugerir uma face, as crianças agarravam-nas do lado esquerdo, como se fosse um bebé. Todas as crianças estavam em idade pré-escolar, 54 eram meninas e 44 meninos. A maior parte dessas crianças nunca tinham pegado ao colo bebés reais, por isso, o facto de quase todos terem como reação instintiva segurar do lado esquerdo a almofada com a cara desenhada, foi muito significativo. Crianças que embalam para o lado esquerdo são mais astutas Estas crianças foram mais rápidas a associar o desenho dos três pontos a uma cara. Isto acontece porque o nosso campo visual esquerdo (conectado ao hemisfério direito) é, para a maioria das pessoas, mais rápido e preciso na identificação de indivíduos e das suas expressões emocionais do que o campo visual direito. Esta capacidade do campo visual esquerdo é uma habilidade natural dos seres humanos, que se acredita ter se originado da necessidade de identificar predadores no ambiente. Acredita-se que consegue reconhecer melhor caras e expressões, o que torna mais sofisticadas as nossas habilidades sociais e emocionais”.
Claro que existem várias formas de perceber se uma criança é mais astuta do que a maioria e se o seu cérebro se está a desenvolver convenientemente… A ForBabiesBrain mostra-lhe como, aqui.