Baby News: A importância de alcançar metas
Os pais são frequentemente recordados de que os bebés se desenvolvem ao seu próprio ritmo. Neste estudo, fica reforçada a ideia de que os bebés não devem ser comparados entre si, pois as condições em que cada um se desenvolve são diferentes.
O neuro desenvolvimento enfatiza, no entanto, que o cérebro de cada bebé precisa de estimulação e que o movimento é fundamental. Assim, quanto mais o bebé se move, maior a chance de, quando for para o primeiro ano, conseguir ficar sossegado, aprender e concentrar-se mais facilmente.
Todas as metas que o bebé alcança, mesmo as que possamos considerar básicas, como respirar e alimentar-se, devem ser celebradas. Pense sempre nas metas em termos de etapas de desenvolvimento cerebral. No momento em que o bebé nasce e começa a respirar, isso é considerado um marco. O momento em que consegue ser alimentado e amamentado adequadamente, isso constitui outro grande marco que deve ser comemorado.
Um sem número de fatores pode influenciar a idade em que um bebé atinge determinados marcos. As pessoas não devem comparar. Se um bebé for hospitalizado, por exemplo, o seu desenvolvimento é influenciado e ficará um pouco mais lento. Para além de que devemos considerar também a personalidade do bebé. Por exemplo, alguns bebés falam mais rápido e outros andam mais cedo. Isto depende se o lado esquerdo ou direito do cérebro é mais dominante. Então, se o bebé pode falar e pedir um objeto, porque andaria para o alcançar? Do mesmo modo, se começou a andar mais cedo, porque falaria para pedir o objeto, se facilmente pode andar e alcançá-lo?
Saiba mais sobre a importância do movimento no desenvolvimento cerebral aqui.