Avós que tomam conta dos netos vivem mais tempo!
Os avós que tomam conta dos netos, vivem bastante mais tempo, assim diz a ciência! Esta é uma ótima notícia para muitos avós e também para os pais que tanto precisam da sua ajuda.
A ciência ainda não consegue explicar com 100% de precisão, no entanto parece ser que o tempo gasto com os netos cria um senso de propósito e também ajuda a manter os avós fisicamente e mentalmente ativos, para além de diminuir o stress que está relacionado com maior risco de mortalidade. É como se estar a conviver com crianças, com toda aquela alegria e movimento constantes nos mantivesse vivos! A verdade é que os estudos parecem confirmar que os avós que tomam conta dos netos têm o seu risco de mortalidade diminuído em cerca 37% do que os adultos da mesma idade que não têm “responsabilidades em cuidar de alguém”, algo que parece estar enraizado no nosso comportamento evolucionário de especie, em que o cuidar dos outros “garantia” de algum modo a sobrevivência.
Espetacular, não?!
Já sabe, toca a encorajar os seus pais a passar mais tempo com os miúdos! E mostre-lhes o quão eles podem ter um contributo insubstituível! A ciência tem demonstrado também que as pessoas que não têm contato com os netos podem ver a sua saúde realmente impactada negativamente. E que para além desta vantagem de passar tempo com os netos (ou a cuidar de crianças mesmo que não seja familiares) cuidar dos seus filhos adultos, ou seja, avós que dão uma mãozinha aos seus filhos, também contribui para que vivam mais tempo. O sentimento de saber que se é necessário dá-nos um propósito e é benéfico para a nossa saúde à medida que envelhecemos.
Lembre-os de que ser amado e cuidado por um avô e avó é diferente de qualquer outro amor que seus filhos tenham. A maioria de nós tem doces lembranças de uma avó que nos fazia os nossos biscoitos preferidos quando íamos lá a casa, ou de um avô que nos ensinou a assobiar… E isso são memórias insubstituíveis.
E já agora veja no nosso blog uma série de atividades que, além de ajudar os avós a entreter os miúdos quando se está com falta de ideias, vai estimular o desenvolvimento cerebral… Como por exemplo esta.