Atividades para fazer com o seu filho em casa neste Halloween
Finalmente, chegou o Halloween!
É Outono. As folhas caem secas das árvores despidas, está frio e chuva. Para além disso, está a chegar o Halloween! Para muitas crianças esta é uma época muito divertida. Comem doces, vestem-se de bruxinhas e trabalham abóboras. Ouvem histórias de uns e de outros e a sua imaginação voa.
Enquanto pais, podemos aproveitar esta altura para estimular as nossas crianças e proporcionar-lhes momentos felizes e de muita diversão, mesmo em alturas difíceis como esta que vivemos de Pandemia. Veja as atividades que hoje lhe trazemos, muito práticas e simples, para fazer com os mais pequeninos em casa.
Fantoches de Halloween
Tudo o que precisam é de umas meias antigas, alguns botões, tintas, cola, glitter e muita criatividade! Construam os vossos próprios Fantoches de Halloween. A elaboração dos fantoches envolve muitos movimentos de motricidade fina que, dependendo da idade, podem não estar adquiridos pelo bebé. Assim, enquanto estimula a sua coordenação motora, supervisione a atividade e auxilie-o sempre que necessário. Depois de prontos, partilhem histórias fantásticas de Halloween com as personagens que criaram. Para além de estimular a linguagem do bebé, está a trabalhar competências muito importantes, como a sua imaginação e a criatividade.
O que tem o saco preto?
Será que o seu filho consegue distinguir diferentes objetos sem os ver? Só precisa de um saco preto, opaco e de alguns conteúdos para colocar no seu interior. Coza pequenas porções de massa de diferentes tipos e coloque dentro do saco, junte umas lambarices temáticas (gomas, rebuçados e/ou chupa-chupas), uns biscoitos alusivos ao Halloween (podem fazê-los juntos anteriormente), alguns frutos (só para enganar) e outros objetos que lhe pareçam pertinentes. Depois, convide o seu pequenino a explorar o saco apenas com a mão e a descobrir, pelas sensações táteis, o que está lá dentro. A descoberta pode também ser feita com a ajuda do olfato, mas sempre de olhos bem fechadinhos! Com esta atividade está a estimular competências base do bebé, como o tato e olfato, pilares para o seu desenvolvimento cerebral.
Família de Bruxinhas
Nem sempre é possível arranjar uma fatiota de Halloween à medida. Por isso, tirem uma fotografia de corpo inteiro aos diferentes elementos da família e imprimam-na. Depois, recorrendo a lápis e/ou marcadores, tintas ou recortes de revistas, acrescentem na fotografia a fatiota de Halloween que imaginavam para cada pessoa. Sejam muito criativos e puxem pela imaginação, que não tem limites! Podem colocar chapéus enormes de bruxa, desenhar teias de aranha nas caras, vestir o bebé de abóbora, desenhar um nariz gigante e pontiagudo na mãe, etc. Esta atividade para além de desenvolver a motricidade fina do bebé, está a estimular a sua criatividade. A supervisão dos papás é muito importante!
Abóboras emotivas!
Pintar abóboras já é um clássico de Halloween. E se trabalhássemos nelas as emoções? Para esta atividade vão precisar apenas de várias abóboras e de tintas. Explique ao seu pequenino que deve pintar na abóbora a emoção que lhe for pedida. Peça-lhe, por exemplo, “pinta um abóbora muito feliz” ou “agora faz uma abóbora assustada”. Num instante terão uma família de abóboras emotivas! Aproveite para trabalhar com a criança as diferentes emoções, explicando-lhe quando e como nos sentimos quando essa emoção aparece.
O interior da abórbora
Para esta atividade vão precisar de uma abóbora, um saquinho com fecho hermético e fita cola. Todos os bebés são curiosos e vão gostar de conhecer o interior da abóbora. Retire o conteúdo da abóbora e coloque-o num saco com fecho hermético, não só a “polpa” da abóbora como também todas as sementinhas. Feche bem o saco e coloque fita cola sobre o fecho, para garantir que o saco fica bem vedado. Depois dê o saco ao seu bebé para que o explore. O bebé irá desenvolver as suas competências sensoriais, particularmente as competências táteis, ao contactar com a textura do interior da abóbora. Incentive-o a encontrar as sementinhas no meio da polpa e a contá-las.
Desejo a todos os bebés e às suas famílias um Halloween fantástico. Passem-no em casa, façam as nossas atividades e será, sem dúvida, memorável.
Partilhem connosco as vossas doçuras ou travessuras!