Até abre o apetite !
Tenho recebido alguns pedidos por parte dos Pais, que acompanho em consulta, sobre dicas para a alimentação dos seus Bebés. A preocupação com esta área tem, felizmente, ganho maior importância e os Pais querem ter a certeza que fazem as melhores escolhas. É fundamental compreender que a dieta alimentar tem resultados imediatos, inclusivamente ao nível do sono, e afeta o desenvolvimento futuro também.
Assim, e a “pedido de várias famílias” aqui ficam algumas dicas sobre bons alimentos para o seu Bebé:
Nº 1. Abacates
São a única fruta que contém gorduras “boas” (monoinsaturadas) que ajudam a diminuir o “mau” colesterol (LDL), aquele que pode prejudicar o coração. O abacate também é uma super fonte de fibra solúvel, que ajuda a estabilizar o açúcar no sangue. Está cheio de vitamina E, que protege as células dos radicais livres.
Tente usar este TOP nº1 como primeiro alimento a introduzir na dieta de sólidos do seu bebé!
Nº 2. Os Mirtilos
Cheios de vitaminas, minerais e antioxidantes – substâncias que retardam a libertação de produtos químicos no organismo, que podem danificar as células: os mirtilos podem ajudar a diminuir o colesterol, aguçar a memória e combater certos tipos de cancro. Estas pequeninas bolinhas azuis, têm grandes benefícios para a saúde, sejam frescos ou congelados.
Os mirtilos selvagens, congelados ou orgânicos são das frutas mais versáteis e ricos em nutrientes.
Nº 3. A nossa já conhecida Aveia
Estes cereais, de sabor discreto, são bons para evitar picos e quebras de açúcar no sangue, ajudando a manter o bebé com uma sensação de saciedade e facilitando a eliminação do mau colesterol.
Para um pequeno almoço delicioso e nutritivo, cozinhe os flocos de aveia no leite, em vez de água, e cubra-os com mirtilos para um início de dia bem equilibrado!
Nº 4. O Salmão
Este peixe de água fria contém gorduras saudáveis conhecidos como ômega 3, que podem reduzir o risco de doença cardíaca. Esses nutrientes podem também ajudar a melhorar o humor e evitar a perda de memória.
Escolha o salmão selvagem para reduzir a exposição do seu filho a substâncias tóxicas, tais como PCB’s e mercúrio.
Nº 5. Os Espinafres
Uma excelente fonte de ferro, cálcio e ácido fólico, juntamente com as vitaminas A e C, o espinafre é excelente para os ossos e cérebro em crescimento.
Tem um sabor suave e cozinham muito rápido.
Nº 6. a Batata Doce
Cheias de vitaminas do complexo B, C e E, para além de cálcio, potássio e ferro, as batatas-doces também são ricas em carboidratos complexos e fibras, o que facilita o processo da digestão.
Nº 7. O Iogurte
Rico em cálcio e uma boa fonte de proteína, o iogurte ajuda no crescimento de ossos e dentes fortes. Também auxilia na digestão e combate bactérias más do intestino.
Compre iogurte natural desnatado e adicione fruta fresca, desse modo vai evitar o açúcar que existe nos iogurtes com sabor.
Até me abre o apetite!
Depois de experimentarem, contem-nos o resultado. :)