Aprender a gatinhar pode alterar o sono do seu bebé
Às vezes, quando se está a passar por uma fase difícil com o sono do bebé, ajuda saber o que é considerado normal.
Pois saiba que vários estudos revelam que quando os bebés aprendem a gatinhar, têm mais dificuldade em dormir durante a noite.
Os investigadores compararam os padrões de sono antes dos bebés gatinharem, durante as duas semanas em torno do início do gatinhar, e durante o tempo após o gatinhar.
Quando os investigadores olharam para o despertar noturno dos bebés antes, durante e depois de aprenderem a gatinhar, observaram que os bebés acordavam com mais frequência na noite em que começaram a gatinhar. No entanto, a quantidade total de sono por noite não tinha alterado.
Curiosos para saber se os efeitos do gatinhar no sono dos bebés podiam depender da idade em os bebés iniciam essa nova habilidade, os investigadores dividiram-nos em grupos de gatinhadores precoces (média de 6 meses) e tardios (média de 8 meses). Na verdade, encontraram uma diferença nos padrões de sono. Os gatinhadores precoces apresentaram um aumento nos despertares noturnos na altura em que começaram a gatinhar, voltando depois ao normal. Os gatinhadores tardios, no entanto, mostraram um aumento mais gradual e sustentado nos despertares noturnos depois de aprender a gatinhar. Ou seja, acordaram mais vezes quando aprenderam a gatinhar, mas depois acordaram ainda mais vezes algumas semanas depois. Levando os autores a estimar que os bebés demoram cerca de 3 meses a regressar às suas trajetórias pré-gatinhadores para o desenvolvimento do padrão de sono.
Não sabemos se esse número é útil na vida real, porque há uma série de outros fatores que podem afetar o sono nessa altura na vida de uma criança. Mas o que este estudo demonstra é que a perturbação do sono é muito comum nesta idade, e em muitas crianças, dura algum tempo antes que comece a melhorar! Aparentemente o sono fica comprometido nesta fase de gatinhar porque o desenvolvimento da locomoção dependente da excitação emocional e isso, poderia comprometer a capacidade da criança se autorregular de volta ao sono após um breve despertar noturno.
Muitos pais notam perturbações do sono em torno de marcos de desenvolvimento, quando os nossos bebés parecem mais interessados em praticar novas habilidades do que em dormir.
Estudos mostram que a consolidação do sono mais rápida ocorre nos primeiros meses de vida à medida que os bebés aprendem a diferenciar a noite do dia e são gradualmente capazes de ir mais longe na alimentação. Na segunda metade do primeiro ano, muitos fatores podem perturbar o sono, e os bebés que anteriormente dormiam durante a noite podem começar a acordar novamente. Talvez o bebé acorde e chore por causa do desconforto dos dentes ou porque um pouco de prática de gatinhar a meio da noite torna difícil a auto-regulação.