Amor à primeira vista
Desde o início que existe uma ligação de intenso apego que se desenvolve entre os pais e o seu bebé e que contribui para que os pais tenham uma vontade inata para alimentar, cuidar e proteger o seu filhote, tornando-os especialmente atentos a uma grande variedade de sons que bebé faz.
A vinculação não é mais do que uma extensão do laço que já tinha com o seu bebé durante a gravidez. Nesse período ia sentido o bebé a crescer e mexer, mas agora, depois do nascimento, consegue ver, sentir e falar com ele!
Este afeto entre pais e filhos fornece o primeiro modelo de relacionamentos ao bebé e fomenta o desenvolvimento de um sentimento de segurança e auto-estima. A maior ou menor capacidade de resposta dos pais aos sinais de um bebé pode afetar o desenvolvimento social e cognitivo da criança.
Olhos nos olhos – O que fazer para promover a ligação?
Dê ao seu bebé oportunidades para observar as suas características, olhando-o de perto, para que possam olhar nos olhos um do outro, o que dará uma sensação a ambos de comunicarem muitos sentimentos, sem precisarem de palavras.
- Se possível dê de mamar imediatamente após o nascimento.
- Segure no seu bebé, e de preferência coloque-o pele com pele – este contacto inicial não só é bom para a criação de laços como também para ajudar o seu bebé a aprender a respirar de forma mais ritmada.
- Olhe nos olhos do seu bebé a uma distância de 25 a 30 cm, distância ideal para que o seu bebé também a consiga ver. Deverá colocá-lo numa posição onde os vossos olhos se encontrem.
- Fale com ele, desta forma irá estar a desenvolver o diálogo mãe-bebé.
Já conhece a Consulta de Psicologia Pediátrica do Recém-nascido? Estas consultas devem ser realizadas logo após o nascimento, no primeiro mês, aos 3, aos 6, aos 9, aos 12 e posteriormente de 6 em 6 meses. A primeira consulta é gratuita para bebés até aos 8 dias de idade.